Quinta-feira, 26 de Abril de 2018

 

(Lucas Casagrande)

Por que os partidos querem ficar com Sandro Maciel

06 de Agosto de 2015

A entrevista do vereador Luiz Brás Paulino, o Lulu (PSD) ao Estúdio 1290 da Rádio Araranguá AM na última semana, revelou que as principais lideranças do partido estão na base de apoio ao governo Sandro Maciel (PT) e Rodrigo Turatti (PDT). Em determinado momento, Lulu falou de uma possível intervenção da direção estadual no partido e foi taxativo. Se houver intervenção forçando o partido a ter candidato, tanto ele quanto o vereador licenciado João Abílio Pereira deixam o partido. A afirmação foi confirmada pelo atua secretário João Abílio.

Na verdade, a manifestação do vereador Lulu não é diferente, por exemplo, das manifestações do vereador Alexandre Pereira do PPS, outro partido que foi para a base de apoio do prefeito Sandro Maciel. O fato é que Maciel tem uma característica diferente de outros governantes. Ele cumpre acordos. Tem sido assim com o PPS, por exemplo, com a secretaria de obras entregue a Albino Rezende de Souza. Tem sido assim também com PSD, com a secretaria de interior entregue a João Abílio Pereira. E também tem sido assim com o PRB, que tem Maureci Rodrigues na secretaria de desenvolvimento econômico sustentável.

Com isso, o prefeito Sandro Maciel tem agregado aliados importantes no processo político. Construiu, assim, maioria na Câmara de Vereadores e ampliou a sua coligação que na eleição era de nove partidos. A partir desta ampliação, o prefeito conseguiu tranquilidade para administrar. Provou que pode agregar pessoas, mas também criou um problema em potencial.

Com a eleição municipal cada vez mais próxima, cada partido busca o melhor projeto para si. E isso quer dizer que novamente os partidos escolherão os projetos mais interessantes. E neste processo, o desafio do prefeito Sandro Maciel e manter estes partidos na sua base de apoio. Por exemplo, é transparente o interesse do PPS de ter um candidato a vice-prefeito. Mas e o que fazer com Rodrigo Turatti e o PDT? E como manter PSD, PRB e PSB na sua base de apoio? São perguntas que o prefeito na sua articulação terá de demonstrar capacidade para responder.

Intervenção no PSD

A possibilidade de intervenção no PSD foi cogitada em Florianópolis, onde o deputado estadual Manoel Mota (PMDB) acompanhado de seu filho Marco Antônio Mota, o Motinha (PMDB) acompanharam César Cesa (atualmente PMDB) em uma reunião com o presidente estadual do PSD, deputado Gelson Merísio. A proposta era de encaminhar César para o PSD e oferecer a o vice do PMDB em uma chapa para a prefeitura de Araranguá. Merísio chamou Ghisla Scaini, coordenador regional do partido, e a proposta foi rechaçada.

Processo eleitoral antecipado

Aliás, cada vez mais o processo eleitoral vem tomando conta do noticiário. Cada vez mais partidos e lideranças movimentam-se visando a eleição municipal de 2016. E cada vez mais esta vai sendo a pauta, e com isso, cada vez menos vamos falando nas atuais administrações, que ainda tem 1 ano e cinco meses pela frente. É muito cedo para antecipar o processo eleitoral.

Permuta de terrenos

Vereador Lourival João, o Cabo Loro (PROS), esteve esta semana na Rádio Araranguá AM, em entrevista ao Saulo Machado, falou sobre a lei complementar que trata de permuta de terrenos. Mesma lei foi utilizada na doação dos terrenos do Parque Industrial. O vereador quer a aplicação da lei também no caso da permuta de terrenos com a FVA. Durante a entrevista, prefeito Sandro Maciel ligou para a Rádio, entrou no ar, concordou com o vereador e afirmou que se a emenda for neste sentido, aprova a emenda.

Mineração

Acontece hoje, uma reunião em Maracajá convocada pelo Instituto Sócio Ambiental de Maracajá, para tratar da mineração no Morro do Maracajá. A ideia é acompanhar um inquérito civil público que tramita no Ministério Público Federal para acompanhar a situação, que foi discutida nas audiências públicas do Plano Diretor. A reunião acontece hoje, às 19:30, no salão paroquial.

Previsão do tempo

Ronaldo Coutinho

Ouvir

Sua reportagem

Tem uma reportagem? Uma notícia de última hora? Envie para a Rádio Araranguá.

Envie sua reportagem

Colunistas

Repórter 1290

Por Lucas Casagrande

Acessar

Policial

Por Karin Mariana

Acessar

Esportiva

Por Jairo Silva

Acessar

Política / Geral

Por Saulo Machado

Acessar