Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

 

(Lucas Casagrande)

Tudo novo de novo

04 de Janeiro de 2016

E pra começo de conversa, o ano começa com aquela velha sensação de que agora é tudo novo. Tudo do zero, diriam alguns. Mas que não representa a verdade. Afinal de contas, tudo do zero representa esquecermos tudo aquilo fizemos ao longo do último ano para começarmos tudo de novo. E não é este o objetivo.
Na verdade é um recomeço. Algumas coisas que ficaram de 2015 para serem realizadas em 2016. Em casa, no trabalho, na cidade, no estado e no país.
Ano eleitoral
Mas sim, este é um ano diferente. Um ano eleitoral. E ano de eleições municipais, onde os ânimos ficam mais acirrados. Entao teremos, do ponto de vista das cidades, um calendário especial. O que não significa que nada pode ser feito este ano, muito pelo contrário. As coisas precisam caminhar em 2016, e em alguns casos muito melhor do que caminharam em 2015.
Mas é claro que pelo fato ser um ano eleitoral, para o cidadão eleitor será um ano de analises. Ver o que foi feito e o que não foi feito. O que foi prometido e o que cumprido pelos atuais governantes das cidades. Também pelos legisladores dos municípios que também terão que passar pelo crivo do voto.
Esta é a arma deste ano: o voto. Este é o verdadeiro momento em que todos somos iguais. Cada um tem o seu voto e deve fazer dele uma arma para melhorar a vida das cidades.
Virada do ano
Mas o ano começou com festa aqui na região. Já na sexta-feira, dia 31, o que se podia perceber era um movimento muito grande nas estradas da região, com a grande maioria do povo se deslocando para as praias da região. Destaques aqui do Vale do Araranguá para as viradas no Morro dos Conventos, que contou com as apresentações de Leo Junior e Bruno e ainda da Black Bull Band. Pouco antes da contagem regressiva, o prefeito Sandro Roberto Maciel subiu ao palco para cumprimentar a todos os presentes. “É com muito carinho e alegria que recebemos a todos para esta festa. Nosso muito obrigado aos munícipes e as pessoas de outras cidades que aqui estão por brindar conosco a chegada do novo ano”, disse o prefeito Sandro Roberto. Depois da manifestação do prefeito foi feita a contagem regressiva e a queima de fogos, que durou aproximadamente 10 minutos, e que saldou o ano novo.
Arroio
Agora, a grande festa realmente foi registrada em Balneário Arroio do Silva. Uma verdadeira multidão acompanhou o Mega REveillon, realizado pela Prefeitura Municipal. Segundo a própria prefeitura, 150 mil pessoas passaram a virada do ano no município e aproximadamente 40 mil pessoas fizeram a festa na nova praça central recentemente inaugurada. Além do DJ Eduardo Cezar, destaque na programação para o show nacional com o Grupo Revelação, que animou a todo o público presente. O prefeito Evandro Scaini subiu ao palco para a contagem regressiva e agradeceu a todos pela presença. “Quero agradecer a todos vocês que estão aqui e desejar um ano incrível. Que 2016 seja feliz”, frisou o prefeito Evandro Scaini que na oportunidade estendeu o agradecimento ao Ministério do Turismo pelo apoio para a realização do show Nacional do Grupo Revelação.
Presença de turistas
Além da presença de toda a população da região nas praias aqui do Vale, é importante registrar também a grande presença de turistas. Especialmente de gaúchos e de argentinos, que lotam as praias da região. E isto é bom. É dinheiro novo que entra na economia das cidades. Mas também é preciso perguntar: e a crise? Por que será que não afastou os turistas? A crise existe sim, é claro, mas o povo fez os seus cortes em outras áreas e o dinheiro para as festas de final de ano estiveram garantidos.
Nem so de boas novas
Mas o ano novo não começa so com as festas da virada. Comeca também com estradas importantes interditadas aqui em Santa Catarina. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) informa que a rodovia SC-390, conhecida como Serra do Rio do Rastro, está com tráfego interrompido no quilômetro 407,800, na localidade de Lauro Müller, no Sul do Estado. Uma queda de barreira na manhã deste sábado, 2, bloqueou a estrada nos dois sentidos.
Não houve feridos. Equipes da PMRV e do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) trabalham no local. Serão utilizadas máquinas pesadas e dinamites para desobstruir o trecho. Segundo informações da PMRv de Bom Jardim da Serra, a previsão inicial é que os trabalhos durem, pelo menos, quatro dias.
No RS
Enquanto isso, no vizinho estado do Rio Grande do Sul, a gasolina passou dos R$ 4. Sim, 4 reais. Está cada vez mais caro sair de casa. O Governo do Estado aumentou o imposto sobre o combustível e elevou ainda mais o preco do produto para aumentar a arrecadação. Ai lembra, la no começo da conversa, quando falei que não era um ano para começar do zero? Que era apenas pra recomeçar? Pois é, tudo começa como terminou em 2015... Bom dia!

Previsão do tempo

Ronaldo Coutinho

Ouvir

Sua reportagem

Tem uma reportagem? Uma notícia de última hora? Envie para a Rádio Araranguá.

Envie sua reportagem

Colunistas

Repórter 1290

Por Lucas Casagrande

Acessar

Policial

Por Karin Mariana

Acessar

Esportiva

Por Jairo Silva

Acessar

Política / Geral

Por Saulo Machado

Acessar