Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

 

(Lucas Casagrande)

Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens começa a movimentar a cidade

05 de Janeiro de 2018

Pra começo de conversa, logo no inicio do ano já se percebe uma manifestação da Festa em Honra a Nossa Senhora Mãe dos Homens. O veículo que participará do sorteio já está sendo exposto em frente a igreja matriz e as rifas já estão sendo vendidas pelos festeiros e noveneiros. Neste ano, a paróquia completa os seus 170 anos e está passando por várias transformações. A primeira delas, deixando de ser paroquia e se transformando em um santuário em honra a Nossa Senhora Mãe dos Homens. A segunda transformação é física. A igreja destruiu o seu salão e está em fase de construção um novo salão paroquial, com uma nova estrutura. Dentro da programação da festa da padroeira de Araranguá, a expectativa é para o show. Padre Zezinho pode ser a atração a ser confirmada.

Por falar em Igreja
Por falar em Igreja, no inicio do mês de fevereiro acontece a Festa em Honra a Nossa Senhora dos Navegantes, em Balneário Arroio do Silva. Padroeira do município, a festa deverá também ser grandiosa, já que a paroquia foi recentemente criada.

Doação de órgãos
Santa Catarina continua liderando o ranking no número de doações de órgãos para transplantes no país. O Estado consolidou um sistema de transplantes que é referência também internacional. Segundo levantamento da SC Transplantes, em outubro de 2017, Santa Catarina atingiu a marca de 39 doadores efetivos de órgãos por milhão de população (p.m.p), enquanto a média nacional foi de 16,5 doadores por milhão de população.
Até setembro de 2017, a SC Transplantes registrou 197 doações efetivas de órgão, 438 doações efetivas de tecido ocular e 938 transplantes de órgãos e tecidos em Santa Catarina.
Os investimentos em logística e em treinamentos das equipes dos hospitais, responsáveis pela identificação de potenciais doadores e abordagem junto às famílias, são os fatores determinantes para os resultados alcançados. Este ano, foram capacitados cerca de 800 profissionais de hospitais públicos e particulares.

Resultados Procon
O Departamento Estadual de Defesa do Consumidor (Procon), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), atende aproximadamente 20 mil consumidores por ano, quase dois mil ao mês, uma média de 100 atendimentos dia, com um índice de resolutividade de 97%.
O Procon Estadual também é destaque nacional com a Escola Estadual de Defesa do Consumidor, inédita no Brasil, que já esteve presente em 34 municípios ministrando palestras a mais de 20 mil estudantes do ensino Fundamental e Médio, comerciantes e empresários, desde que foi criada em 2014.
O Procon de Santa Catarina ainda lidera 91 Procons municipais e 87 deles estão vinculados ao Sindec, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, que já registra mais de 500 mil consumidores cadastrados, colocando Santa Catarina em primeiro lugar no ranking nacional.

Hospital Regional é tema de reunião
Atendendo à solicitação do secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande e do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, foi realizada uma reunião nesta quinta-feira, 4, na Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis, com o Superintendente dos Hospitais públicos de Santa Catarina, Marcelo Lemos dos Reis, com a presença do Presidente do Instituto Ideas Roberto Benedetti, onde foi avaliada a atual situação do Hospital Regional de Araranguá.
O Hospital Regional de Araranguá passará a ser administrado em caráter emergencial por um período de seis meses pelo Instituto Desenvolvimento Ensino e Assessoria à Saúde. Porém, será aguardado o cumprimento da sentença judicial para que a SPDM desocupe o imóvel. Ela foi notificada pelo Oficial de Justiça e o prazo expira no domingo, 7.
Schmidt e Casagrande solicitaram ao presidente do Ideas agilização na retomada com urgência do atendimento integral e de qualidade a todas as pessoas que dependem do hospital, conforme pedido dos secretários Municipais de Saúde da Região.

Posse do Ideas
Na prática, a posse do Instituto Ideas deverá ser na próxima segunda-feira. Ontem aqui no programa, representantes do Instituto falaram sobre o processo seletivo, que está disponível no site do ideas, o www.ideas.med.br. (Falar sobre o edital que está disponível. No primeiro momento serão 295 vagas; inscrição gratuita; mas no edital não fala sobre preferencia para trabalhadores do hospital regional – fala em títulos e entrevistas; e fala que as entrevistas acontecerão a partir do dia 2 de janeiro, mas o edital so foi publicado ontem)

O diretor do instituto, Leon Iotti, afirmou que a relação do Ideas com a comunidade será diferente. Ele mesmo trabalhou na SPDM e disse que mesmo quando pode dar esclarecimentos, eles eram “teleguiados”.
Agora, a comunidade segue com medo de outra organização social assumir o Hospital Regional. Não adianta vir pra rádio, prometer que será diferente. Ninguém vai acreditar em discurso. Nem a comunidade, muito menos os funcionários. Torcer para que o hospital funcione e bem, isso todos faremos, mas cobraremos também a transparência necessária no Hospital Regional de Araranguá. Bom Dia!

Previsão do tempo

Ronaldo Coutinho

Ouvir

Sua reportagem

Tem uma reportagem? Uma notícia de última hora? Envie para a Rádio Araranguá.

Envie sua reportagem

Colunistas

Repórter 1290

Por Lucas Casagrande

Acessar

Policial

Por Karin Mariana

Acessar

Esportiva

Por Jairo Silva

Acessar

Política / Geral

Por Saulo Machado

Acessar