UFSC Araranguá apresenta Masterplan para ocupação do campus

UFSC Araranguá apresenta Masterplan para ocupação do campus

O Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina promove, nesta sexta-feira, 9h30, junto à reunião extraordinária do Conselho de Unidade do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, a apresentação do Masterplan da UFSC – Campus Araranguá (Bairro Mato Alto – Setor 02). A apresentação terá a participação do reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar. Trata-se do projeto para ocupação da área onde estão o prédio dos cursos de pós-graduação e o prédio, em fase final de construção, das aulas da graduação. O Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia assina o projeto.

A partir da demanda de construção da Unidade Mato Alto para abrigar as atividades de ensino de cursos da área da Saúde, fez-se necessária a retomada de estudos da  área. A ideia foi pensar o espaço como um todo, por meio da criação de áreas integradas com o entorno e que apresentassem acessibilidade e infraestrutura otimizada. Estudos de Planejamento Urbano e de Infraestruturas vem sendo desenvolvidos para a implantação de edificações na área e resultaram em diretrizes de uso e ocupação do Campus, hoje sistematizadas.

O MasterPlan é um pontapé inicial para a consolidação do Campus Próprio da UFSC em Araranguá e permite o avanço de construções no local de maneira ordenada. O Planejamento Estratégico da UFSC Araranguá deve avançar para que seja possível a ampliação destas diretrizes aos demais Setores do campus, sendo alinhadas às definições das necessidades da UFSC quanto às políticas de ensino, pesquisa e extensão.