Serviço aeromédico socorre surfista afogado em Praia de Laguna

Serviço aeromédico socorre surfista afogado em Praia de Laguna

No período da manhã deste sábado, dia 14, a equipe do Saer/Sarasul, foi acionada para prestar socorro a um surfista de 36 anos, natural do Rio Grande do Sul, que foi vítima de afogamento primário em água salgada, grau 03 na Praia do Cardoso, em Laguna. Quando o serviço aeromédico chegou no local, a vítima estava consciente, recebendo auxílio de dois médicos que estavam à beira da praia, e ajudaram colocando a vítima sobre aquecimento.

O paciente apresentava sinais de hipotermia e queda de saturação (saturando 85% ar ambiente). O mesmo havia apresentado vômitos, entretanto estava com pulso cheio, apresentava um padrão respiratório satisfatório, conversava normalmente, e com sinais de secreção com sangue na sua face. Foi realizado o procedimento padrão, e o paciente removido para a maca, tendo acesso venoso, oxigênio com máscara facial, aquecido e encaminhado para o Hospital Nossa Senhora da Conceição em Tubarão.

Ao pousar em Tubarão, a equipe do Saer/Sarasul recebeu apoio de uma ambulância do corpo de bombeiros que conduziu o surfista até o hospital. De acordo com a equipe do serviço aeromédico, o paciente foi entregue na emergência com tosse, mas estava lúcido, calmo, saturando 94%, e ficou aos cuidados da equipe medica daquela unidade hospitalar.

Fonte e Fotos: Equipe Saer/Sarasul/Texto: Jairo Silva.