Geral Colégio Murialdo de Araranguá arrecada mais de 9 milhões de tampinhas em ação de cidadania e sustentabilidade (ÁUDIO E VÍDEO)

Colégio Murialdo de Araranguá arrecada mais de 9 milhões de tampinhas em ação de cidadania e sustentabilidade (ÁUDIO E VÍDEO)

21/10/2025 - 15h18

A reportagem da Rádio Araranguá conversou com o padre Joacir Della Giustina, diretor do Colégio Murialdo, que falou sobre uma grande ação socioambiental realizada pela instituição, que arrecadou mais de 9 milhões de tampinhas e garrafas pet. A iniciativa, segundo o padre, uniu educação, solidariedade e consciência ambiental em uma mobilização que envolveu toda a comunidade escolar e o município.

“Esse evento se reveste de uma importância fundamental, porque a gente está cuidando do meio ambiente, estamos cuidando da casa comum. Cuidar da casa comum é o jeito de nós garantirmos qualidade de vida para o ser humano. E qual o melhor momento para trabalhar a conscientização ambiental? Claro que é enquanto são crianças e adolescentes, é a melhor fase de formação de caráter e personalidade”, explicou o padre Joacir.

Instituições beneficentes

A ação terá todos os recursos arrecadados com a reciclagem destinados a quatro instituições beneficentes de Araranguá: APAE, AMA, Associação do Lar São Vicente e o CAM. “Além de ser uma ação em prol do meio ambiente, é também uma ação de solidariedade com relação aos seres humanos. As tampinhas são recicláveis, e o recurso obtido será distribuído entre as quatro entidades. Claro que não é um valor que resolve o problema do ano inteiro, mas tem um significado simbólico: é um sinal de solidariedade e caridade social”, destacou o diretor.

Durante o evento, os alunos também participaram da execução do Hino Nacional, reforçando o aspecto de educação cidadã presente no projeto. “As nossas crianças semanalmente fazem o hasteamento e o arreamento das bandeiras. Enquanto ensinamos que o respeito à bandeira, à pátria e aos símbolos nacionais tem significado, também ensinamos o respeito às pessoas, aos colegas e ao ambiente da escola. O respeito faz bem sempre”, afirmou o padre.

Ações

Além da campanha das tampinhas, o Colégio Murialdo mantém diversas outras ações sustentáveis. “Estamos lançando neste ano o programa Murialdo Sustentável, que reúne várias ações em favor da natureza. Coletamos óleo de cozinha, reciclamos livros usados e mostramos aos alunos quantas árvores são cortadas por ano para produzir novos materiais. Também temos o projeto ‘Guardiões do Pátio’, em que crianças vestem jalecos e fiscalizam o descarte correto do lixo”, explicou.

A escola também tem lixeiras seletivas espalhadas pelo pátio e desenvolve projetos ambientais dentro do ensino médio, com itinerários formativos voltados à sustentabilidade. “Os próprios alunos sugerem novos projetos e cobram ações. Isso é lindo de ver. O aluno que puxa, cuida com o coração”, completou o padre.

Projeções

Recém-chegado à direção da escola em Araranguá, após atuar em Porto Alegre, o padre Joacir falou sobre a experiência de trabalhar em Santa Catarina. “Estou achando Araranguá maravilhosa. Aqui tem praia, tem um povo acolhedor e uma escola muito bem estruturada. A violência é muito menor que em Porto Alegre, então a qualidade de vida é melhor”, afirmou.

Entre as metas da nova gestão, o diretor destacou melhorias na estrutura física, reforço da segurança, remodelação de salas de aula, contraturno escolar e modernização da biblioteca e do teatro. “Estamos planejando um programa de contraturno, porque muitos pais trabalham e pedem essa opção. Também vamos fazer modificações na biblioteca e no teatro. São várias propostas em análise, e estamos buscando a aprovação do mantenedor”, concluiu o padre Joacir.