Segurança Defesa Civil monitorando: rio Araranguá está 2 metros acima do nível normal (Vídeo)

Defesa Civil monitorando: rio Araranguá está 2 metros acima do nível normal (Vídeo)

06/03/2023 - 17h48

O final de semana foi marcado por chuvas intensas na região. De acordo com a Celesc, em Araranguá, 217 residências permanecem sem energia elétrica. O estrago foi grande, casas destelhadas, um posto de gasolina foi danificado, ruas completamente alagadas e queda de árvores.

Em entrevista à Rádio Araranguá, o coordenador da Defesa Civil municipal, Emerson Almeida, falou sobre a mobilização que vem sendo feita. “Estamos desde sábado à noite, com a equipe na rua. Devido os ventos fortes e a chuva, estamos desobstruindo algumas ruas. Estamos finalizando o trabalho. Hoje à tarde tiramos um galpão que estava atrapalhando a rua. A equipe da Celesc está repondo a fiação para ligar a energia. Estamos monitorando o rio, ele deu uma subida e estamos atento”, explicou Emerson. De acordo com a última medição, o rio Araranguá estava dois metros acima do nível normal.

Sem feridos

“Nenhum ferido, os danos maiores foram materiais mesmo. Trabalhando junto com Corpo de Bombeiros Militar, estamos fazendo a assistência. Em alguns lugares estamos doando lonas para prevenção. Estamos dando toda a atenção, para que não aconteça nada com o ser humano, a parte material vamos resolvendo aos poucos”, acrescentou o coordenador.

Sem desabrigados

“Não temos números de desabrigados. Normalmente o pessoal vai para a casa de parentes, pessoas próximas. O estrago pode não ser em todo o imóvel, acaba sendo em parte dele e as pessoas estão ficando. Temos vário registros de inundações, arvores caídas, aberturas de crateras nas estradas”, afirmou Emerson.

Controle da comporta no bairro Barranca

“Nós da Defesa Civil, já comunicamos a secretária de Obras, que foram lá e fecharam a comporta, tem mais outra na frente e já foi fechada também. Estamos monitorando e torcendo para que o rio escoe bem a água e não afete as regiões ali do rio. Dessa vez não tivemos problemas com a comporta”, acrescentou o coordenador.

Comunidades mais atingidas

O vendaval do último sábado também causou muitos estragos. “No bairro Lagoão, na ribeirinha do rio, a região foi alvo de muitas árvores caídas. Foi um minitornado que aconteceu aqui. Pedimos que os moradores fiquem atentos e qualquer coisa, entrem em contato conosco pelo 193 e 199. Agora é esperar o que pode vir e qualquer situação nos procure pelo número citado”, finalizou Emerson.

Balsa paralisada

Na tarde dessa segunda-feira, 6, o Departamento de Trânsito de Araranguá, comunicou que o Rio Araranguá está sem condições seguras, para realizar a travessia da balsa. Desta forma, a balsa terá suas atividades paralisadas e iremos aguardar toda a sujeira passar com a vazante. Assim que for possível a travessia, será comunicado.