“Tenho a palavra do governador”, diz deputado Zé Milton, sobre conclusão da Serra do Faxinal
Nessa terça-feira, 28, foi realizada, por técnicos do Ibama, uma vistoria na Serra do Faxinal. O objetivo é finalizar o processo de concessão da licença ambiental que faltava para a conclusão das obras. A supressão da vegetação já tinha o parecer favorável do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
A expectativa agora é que, com a visita dos técnicos do Ibama, juntamente com os prefeitos de Praia Grande Elisandro Pereira, o Fanica, de Cambará do Sul, Ivan do Amaral Borges e dos técnicos da empresa Fraga Construções e Engenharia, a autorização seja liberada o mais breve possível, para que a obra possa finalmente ser concluída.
Em entrevista à Rádio Araranguá, o deputado estadual, José Milton Scheffer, (PP), que vem intercedendo junto aos órgãos ambientais para dar celeridade ao processo, falou sobre a presença dos profissionais do Ibama. “A visita de hoje está sendo uma vistoria em questão da fauna. Para que com a retirada das árvores, não venha impactar o meio ambiente no local. É um processo muito burocrático. Mas graças a Deus, estamos com o mandato de deputado aqui e, com isso, podemos acompanhar de perto e cobrar diariamente de Brasília”, ressaltou Zé Milton.
Liberação
“Eu tenho no meu gabinete uma engenheira agrônoma, especializada em licenciamento ambiental que tem interagido com o pessoal do Ibama e do ICMBio. Mas é mais uma etapa que está sendo cumprida. O bom é que conseguimos com que a obra não fosse paralisada na Serra do Faxinal. Após essa visita, haverá a publicação da última autorização e daí, será tocada a obra. Vamos torcer para que a empresa leve até o final e faça uma obra de qualidade. Com essa visita, nós estaremos virando a página”, explicou o deputado.
Acompanhamento dos animais do local
“A ideia é que nos próximos dias possa ser feita a supressão sem que haja nenhum prejuízo na parte da fauna. Existe uma empresa contratada pelo Estado que está lá para cuidar de qualquer animal ferido, está sendo realizado um monitoramento muito bem feito. Mas mesmo assim, faltava essa visita. Com isso, eles devem fazer um relatório nos próximos dias e não haverá mais nenhum empecilho de ordem ambiental”, falou Zé Milton.
União de esforços
“Não é à toa que essa é uma obra de 40 anos, mas estamos conseguindo tocar. Graças a uma união de esforços envolvendo o governo estadual, federal, prefeitura de Praia Grande, que na pessoa do prefeito Fanica tem sido incansável e nós temos acompanhado isso, como alguém que está cuidando de uma criança”, acrescentou o deputado.
Sequência da obra
“Os valores contratados com a empresa e os reajustes inflacionados, tudo isso está equacionado. Se depender do governo de Santa Catarina, na questão financeira do contrato nós não teremos nenhum problema. Tenho a palavra do governador Jorginho, também do ex governador Moises, que deu início a esta obra”, finalizou o deputado.











