Geral Abertura oficial da colheita do arroz em SC: evento destaca avanços e perspectivas para o setor agrícola

Abertura oficial da colheita do arroz em SC: evento destaca avanços e perspectivas para o setor agrícola

18/01/2024 - 08h43

Nesta quinta-feira, dia 18, o Pavilhão de Eventos Massaranduba será palco da 6ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina, promovida pela Epagri em parceria com a cooperativa Juriti, Brazilrice, Sindarroz-SC e Ocesc. O evento, que se estenderá das 7h às 17h, reunirá cerca de 1,5 mil participantes, entre agricultores, técnicos e autoridades, para celebrar os avanços e discutir as perspectivas para o setor agrícola do Estado.

A programação diversificada incluirá 13 estações técnicas, palestras e a exposição de 40 empresas relacionadas à agropecuária, oferecendo uma oportunidade única para os participantes se atualizarem sobre as últimas inovações e tecnologias no campo. A solenidade de abertura está agendada para às 11h, no pavilhão B, com a presença de autoridades estaduais, regionais e municipais.

O destaque da manhã será a demonstração de pulverização com avião e drone, programada para às 9h30min, seguida por um emocionante show de acrobacias aéreas às 12h30min. A tarde reserva ainda mais conhecimento, com duas palestras no pavilhão B. Às 14h, o gerente de produtos agropecuários da Conab, Sérgio Roberto Gomes dos Santos Junior, abordará temas relacionados à rizicultura. Mais tarde, às 15h, o pesquisador da Epagri, Bruno Corrêa da Silva, discutirá a produção de tilápias.

Santa Catarina, segundo maior produtor de arroz do Brasil e campeão em produtividade, espera uma safra expressiva na temporada 2023/24. Com uma estimativa de produção de 1.244.485 toneladas de arroz e uma produtividade média de 8.541 Kg por hectare em uma área plantada de 145.709 hectares, o Estado demonstra sua relevância no cenário nacional.

Em entrevista à Rádio Araranguá, Douglas George de Oliveira, extensionista da Epagri, ressaltou a importância do evento para o setor agrícola: “A Epagri atua juntamente com o respaldo técnico na questão da promoção do evento e organização. Para nós, é uma grande satisfação chegar à 6ª edição do evento, que julgamos relevante para o setor”.

O extensionista também destacou a posição política que o evento representa, além de celebrar a colheita. “Esse é um momento para ser celebrado. Nesse ano, os produtores estão todos entusiasmados, porque começamos uma colheita com os preços de comercialização bastante interessantes para o setor”, afirmou Oliveira.

A expectativa é de uma colheita ligeiramente menor em comparação ao ano anterior, mas dentro da média dos últimos cinco anos em Santa Catarina, o que é considerado bastante expressivo pelos envolvidos no setor. O evento marca não apenas o início da colheita, mas também a união de esforços para impulsionar o desenvolvimento da agricultura no Estado.

“Esse é um momento para ser celebrado. Neste ano, os produtores estão todos entusiasmado, porque começamos uma colheita com os preços de comercialização bastante interessante para o setor”.

A 6ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz se consolida como um evento fundamental no calendário do agronegócio catarinense, proporcionando um espaço de aprendizado, networking e celebração para todos os envolvidos na cadeia produtiva do arroz.