Geral Ação do Lions Clube Araranguá promove conscientização sobre diabetes, fome e meio ambiente, no Calçadão

Ação do Lions Clube Araranguá promove conscientização sobre diabetes, fome e meio ambiente, no Calçadão

10/10/2025 - 11h07

Projeto inclui doação de hortaliças cultivadas na horta comunitária do bairro Jardim das Avenidas

Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, o coordenador da comissão de meio ambiente, Ramires Brocca, o presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim das Avenidas, Eduardo Merêncio (Chico), e o presidente do Lions Clube Araranguá, Rogério Pessi, falaram sobre a ação que será realizada neste sábado, dia 7, a partir das 9h30min, no Calçadão de Araranguá, durante o Sábado Mais.

A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre o combate à diabetes, à fome e à preservação ambiental, por meio de uma atividade prática e simbólica: a doação de hortaliças produzidas na horta comunitária mantida no bairro Jardim das Avenidas.

“Se trata de uma ação concreta do nosso clube, o Lions Centro, onde vamos trazer para o Sábado Mais o exemplo de plantar e distribuir o alimento. Nossa horta estará representada, e faremos a doação à população. Essa ação une a conscientização sobre o combate à diabetes, à fome e à preservação do meio ambiente”, destacou Rogério Pessi.

A horta comunitária, mantida por voluntários e pela associação de moradores, já é uma iniciativa consolidada no bairro. “A gente fez a parceria e realizamos essa horta comunitária há cerca de três anos. É um projeto que está dando muito certo. Somos parceiros de entidades como o Lions. Plantamos rabanete, alface, repolho, salsinha, cebolinha, rúcula e outras hortaliças práticas e totalmente orgânicas”, contou Eduardo Merêncio (Chico).

Além da produção de alimentos, o projeto tem um forte viés educativo e ambiental. “Sempre estamos lá nos sábados de manhã. Mantemos a limpeza, fazemos as doações e, no mesmo dia, repomos os canteiros. Amanhã vamos colher e levar para a praça essa campanha de conscientização. Nossa proposta é utilizar terrenos baldios para transformar em hortas, levando conscientização e sustentabilidade”, explicou Ramires Brocca.

O presidente da associação também relatou os desafios enfrentados no início do projeto. “No início, cercamos a horta para evitar furtos, porque o pessoal tirava tudo e deixava jogado. Mas sabemos que alguém vai comer, e isso é o mais importante. Quem quiser, pode nos procurar, só pedimos que respeite o dia certo das colheitas, que é nos sábados pela manhã”, reforçou Chico.

A ação deste sábado acontece a partir das 9h30min, no Calçadão de Araranguá. “Estaremos lá com nossa tenda, distribuindo folders que mostram o trabalho que realizamos. Quem passar pelo calçadão pode ganhar alguma hortaliça e ainda aprender mais sobre o meio ambiente”, concluiu Rogério Pessi.