Agronegócio Agricultores do Rio Grande do Sul enfrentam desafios após maior enchente da história

Agricultores do Rio Grande do Sul enfrentam desafios após maior enchente da história

06/05/2024 - 08h11

Fortes chuvas deixam colheitas submersas e agricultores buscam apoio para superar prejuízos.

As recentes chuvas intensas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul na última semana deixaram um rastro de destruição e perdas irreparáveis, especialmente para os agricultores da região. Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa A Força do Campo, o agricultor Gabriel Munari, do município de Torres/RS, compartilhou a angústia e os desafios enfrentados diante das colheitas submersas em sua propriedade.

“Nossa região vem sendo afetada desde setembro do ano passado. Porém, no que diz respeito a essa última enchente, a maior já registrada na história do Rio Grande do Sul, nossa região, o vale da Praia Grande, foi a mais atingida pelas chuvas. Estou com soja e arroz embaixo da água. Tenho uma área de terra de 130 hectares, onde, no prazo de um ano, passou por 20 enchentes”, relatou Munari.

Ele destacou os enormes prejuízos enfrentados. “Sempre pensamos que o próximo dia será melhor. Vivemos em parceria com o tempo, dependemos dele para realizar a colheita. Infelizmente, tivemos um prejuízo muito grande. Terei uma perda de 20 mil sacos de arroz nessa safra. Nossa região, por natureza, convive com enchentes, mas igual a essa nunca foi registrada. As pessoas estão perdendo casas e todo seu patrimônio”.

Munari ressaltou os esforços para buscar apoio governamental e solidariedade da população. “Estamos em conversa com o governo buscando alguma linha de crédito e ajuda para os agricultores. Tenho uns 75 hectares ainda submersos. Vamos buscar recuperar o que podemos, mas, infelizmente, quarta-feira já marca chuva novamente. Pedimos ajuda da população para fornecer apoio ao Rio Grande do Sul. Nosso estado está precisando de solidariedade, toda ajuda é bem-vinda”.