ALESC apresenta números da itinerante em Camboriú, Jorginho Mello lidera governadores em reunião no Rio e apresenta proposta contra o crime e Tiago Zilli decide ser pré-candidato à reeleição
O ALESC Itinerante em Balneário Camboriú, apresentou números excelentes. Em duas sessões ordinárias e quatro extraordinárias, foram 56 projetos de lei e 32 proposições, como moções, pedidos de informação e requerimentos. As comissões realizaram 10 reuniões e os deputados atenderam mais de 40 entidades. Números da assessoria da ALESC, registraram a presença de 51 prefeitos e vice-prefeitos, e vereadores, num total de 67 autoridades.
Ano que vem
A edição de Balneário Camboriú, foi a última do ano. O presidente Julio Garcia ao destacar o excelente resultado em Balneário Camboriú, lembrou que no ano que vem, o projeto retorna e virá ao Sul do Estado, e deverá incluir Araranguá.
Liderança
O governador do Estado Jorginho Mello se colocou como uma liderança, na reunião desta quinta-feira, 30, com os governadores Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Reunidos no Rio de Janeiro em apoio ao governador Cláudio Castro, após a ação na favela complexo do Alemão, os governadores discutiram ações conjuntas contra o crime organizado. O governador apresentou um plano, que denominou de “Consórcio da Paz”, que consiste em ações dos Estados, com o apoio do governo federal contra o crime organizado. Colocou à disposição a expertise da polícia catarinense que apresenta excelentes índices, em relação ao combate do crime organizado.
Tiago pré-candidato
O deputado Estadual Tiago Zilli (MDB), anunciou durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, 30, em Turvo, que será pré-candidato à reeleição. A decisão foi tomada ainda na última quarta-feira, 29, quando marcou a coletiva em Turvo. Depois de apresentar ações de seu mandato, em que trouxe para a região da AMESC, algo em torno de R$ 60 milhões, anunciou a decisão de sua pré-candidatura a deputado Estadual.
Entrave
O principal entrave para a decisão, foi a questão de saúde. Depois de passar por um infarto, o deputado começou a admitir a possibilidade de desistir da candidatura à reeleição. Tiago deixou claro que o apoio da família, foi decisivo para manter sua candidatura. Ele também agradeceu o apoio de toda a imprensa de nossa região, que ajudou a divulgar as ações de seu mandato. Em sua fala final, ele agradeceu a cada um da imprensa regional pelo apoio e espaço aberto aos atos de seu mandato e anunciou sua pré-candidatura a reeleição como deputado estadual.
Secretário aqui
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, se reuniu em Araranguá com prefeitos da AMESC. Fez um balanço de ações de sua pasta na região, e anunciou novos investimentos, em prevenção e pontes para o interior dos municípios.
Maior investimento
Na verdade, o maior investimento que o governador Jorginho Mello fez na Defesa Civil do Estado, foi dar status de secretaria com orçamento próprio. Foi o verdadeiro divisor de águas, porque nenhum governo anterior o fez. Hoje além da prevenção, o socorro a municípios atingidos por desastres naturais, está chegando mais cedo.
A escolha
Também cabe destacar o acerto do governador em colocar na Proteção e Defesa Civil, o ex-prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. Como prefeito em seu município, enfrentou condições adversas com enchentes e deslizamentos, o que resultou em experiencia, necessária para assumir a pasta.





