Política Alesc Itinerante leva parlamento catarinense a Criciúma: presidente destaca aproximação com comunidades

Alesc Itinerante leva parlamento catarinense a Criciúma: presidente destaca aproximação com comunidades

26/06/2024 - 11h18

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), está intensificando sua conexão com as comunidades catarinenses através do projeto “Alesc Itinerante”, que tem como objetivo realizar sessões plenárias e reuniões de comissões em diversas cidades do estado. Após passagens por Blumenau e Joinville, é a vez de Criciúma sediar o evento nos dias 02 e 03 de julho.

Durante esses dois dias, as atividades terão início com reuniões de comissões a partir das 9h da manhã, seguidas por sessões plenárias a partir das 14h. Uma característica marcante do projeto é a participação ativa da sociedade civil, que terá espaço para manifestações e para apresentar suas demandas diretamente aos parlamentares.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, apresentado por Lucas Casagrande, o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), destacou a importância da iniciativa. “Queremos consolidar o espírito que levou à implantação das bancadas regionais, com a valorização de pautas que tratam da coletividade e não de temas pontuais”.

Na oportunidade ele enfatizou a relevância de aproximar o parlamento das diferentes regiões do estado. “Queremos levar o parlamento para polos regionais e discutir as questões que discutimos na Alesc e acima de tudo, aproximar a Alesc dessas regiões. Criamos as bancadas regionais. O objetivo dessas bancadas é fazer discussões de projetos que tenham um alcance regional. São 190 anos do parlamento catarinense. Uma comemoração junto aos polos regionais. Estaremos muito próximo ao cidadão e queremos discutir todo tipo de tema. Com certeza a questão do fechamento da Receita Federal em Araranguá será discutido”, destacou Nadal.

O evento em Criciúma marca parte das celebrações dos 190 anos da Assembleia Legislativa, criada em 12 de agosto de 1834. “Queremos ter contato direto com a população que dificilmente tem a oportunidade de estar na sede da Assembleia, em Florianópolis”, ressaltou De Nadal. Após Criciúma, o projeto seguirá para Lages e Chapecó, continuando a promover o diálogo direto entre os legisladores e os cidadãos catarinenses.

Além das atividades legislativas, o deputado destacou a ausência temporária do governador Jorginho Mello, atualmente em viagem internacional, deixando a presidência interina do Estado sob sua responsabilidade.

“Nossa relação com o governo do Estado é muito próxima. Esse gesto de sermos convidados a assumir a governança é para todo o parlamento. Já tive essa oportunidade em 2021 e agora teremos novamente. Nessa passagem, vou procurar dar mais ênfase a esse trabalho das nossas bancadas regionais, tentando levar nossos deputados para ações do governo em todo o Estado”, concluiu.