Geral Aluno de Maracajá é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática

Aluno de Maracajá é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática

07/06/2023 - 17h06

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) premiou inúmeros estudantes de todo o Brasil na maior cerimônia da história. De acordo com a organização, a OBMEP reúne anualmente mais de 18 milhões de alunos de escolas públicas e privadas em 99,8% dos municípios do país.

O evento aconteceu nessa segunda-feira, 05, em Florianópolis e contou com medalha importante para a região do Extremo Sul. O aluno Pablo Boza, de 14 anos, que cursa o 8º ano da unidade de ensino de Maracajá, foi o único medalhista da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, apresentado por Lucas Casagrande, o diretor de Educação de Maracajá, Daniel de Souza e o aluno medalhista, Pablo Boza, falaram sobre a premiação.

O aluno descreveu o sentimento que foi estar entre os medalhistas da olimpíada. “Foi um sentimento de muita satisfação por todo o meu esforço. Chegar em um momento desse é como se fosse uma recompensa por todo meu estudo e dificuldades que enfrentei”.

Incentivo

O diretor de Educação de Maracajá, Daniel de Souza, relatou o incentivo do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para os medalhistas. Além disso, descreveu o orgulho de ter um aluno do município entre os vencedores. “A partir deste ano, os medalhistas estão ganhando uma bolsa no valor de R$ 300 o que é um incentivo do IMPA. Além disso, foi anunciado que será criada uma graduação especifica de matemática no IMPA. Foram 18 milhões de estudantes e o Pablo estar entre os 600 medalhistas é um grande orgulho para nós”.