Segurança Após acidente, Praia Grande busca fiscalização mais rígida e regras bem definidas para os voos de balão

Após acidente, Praia Grande busca fiscalização mais rígida e regras bem definidas para os voos de balão

26/01/2023 - 14h54

O Prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado (Fanica), anunciou nesta quinta-feira, 26, durante coletiva de imprensa, novos moldes para a prática de balonismo no município. A fim de trazer conforto e segurança para os turistas, o governo irá estudar um Projeto de Lei para normatizar e fiscalizar os voos de balão, principal atração turística em atividade.

“Essa medida é uma resposta imediata da prefeitura diante da ocorrência de ontem, e que lamentamos muito. Não queremos que isso ocorra novamente e para isso montamos um comitê. Vamos elaborar um plano a longo prazo em parceria com o Sebrae, com a Câmara de Vereadores, Conselho de Turismo, empresas operadoras e agências que prestam esse serviço, estabelecendo normas e regras, que garantam ainda mais segurança, para que Praia Grande continue sendo destaque turístico nacional e internacional”, assegurou o prefeito.

Em parceria com a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), a procuradoria jurídica do município irá estudar um Projeto de Lei (PL) com objetivo de regulamentar a atividade turística e implantar algumas normas. Entre elas, a necessidade de uma inscrição municipal para a atividade, a indicação prévia de áreas para decolagem, sobrevoo e pouso, além de um requerimento prévio que autoriza a atividade do balonismo.  

“Vamos estudar muito bem este projeto para que tenhamos o resultado esperado por todos. É uma legislação complexa, não é usual, mas é possível. Com certeza conseguiremos atingir o objetivo que é a segurança dos usuários, trabalhadores e munícipes, e para que o nosso município continue na vitrine do turismo”, explicou o procurador jurídico da prefeitura, André Barreto.

Confira: Casal que se feriu na queda do balão se manifesta nas redes sociais