Segurança Araranguá em alerta: chuvas intensas elevam nível do rio e ameaçam comunidades ribeirinhas (VÍDEO)

Araranguá em alerta: chuvas intensas elevam nível do rio e ameaçam comunidades ribeirinhas (VÍDEO)

17/06/2024 - 08h38

As intensas chuvas que atingiram o município de Araranguá no último fim de semana acumularam um volume significativo de água, chegando a 150 milímetros. Com as áreas do costão da Serra registrando quase 300 milímetros de precipitação, as autoridades estão em alerta para as comunidades ribeirinhas ao longo do Rio Araranguá. O aumento do volume de água dos afluentes pode fazer com que o rio transborde, criando uma situação de risco para as famílias que vivem nas margens.

As previsões meteorológicas indicam a continuidade das chuvas ao longo da semana, o que aumenta a preocupação entre os moradores e autoridades locais. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Araranguá, a situação é monitorada de perto desde sábado, quando as chuvas começaram.

“Estamos em estado de alerta desde o início das chuvas, que já acumularam mais de 150 mm. Hoje, às 4h da manhã, fechamos a comporta do Bairro Barranca, com o rio marcando 1,65 metros. Agora, às 8h, o nível do rio já subiu para 1,90 metros”, relatou o coordenador.

A Defesa Civil informa que algumas vias públicas estão alagadas, especialmente nos bairros Polícia Rodoviária, Vila São José, Caverazinho, Jardim Cibeli e Campinho. “Continuamos monitorando os pontos suscetíveis a alagamentos e deslizamentos no município”, acrescentou o coordenador.