Geral Araranguá recebe terceira edição do“Imposto de Renda na Praça” da Unesc

Araranguá recebe terceira edição do“Imposto de Renda na Praça” da Unesc

26/04/2024 - 17h37

Com o objetivo de orientar a população sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e a importância de destinar o valor do imposto retido à causas sociais, professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unesc, estarão na manhã de sábado (27/04), das 10h às 13h,  no Calçadão da Praça Hercílio Luz em Araranguá, para a terceira edição do evento Imposto de Renda na Praça.

A ação é mais um serviço de utilidade pública à comunidade, promovido pela Unidade Unesc Araranguá, com o apoio do curso, do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF-Unesc), da Rede NAF, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon-Sul SC) e do Sindicato dos Contabilistas do Vale do Araranguá (Sindicont). 

Os atendimentos são gratuitos e realizados pelos acadêmicos com supervisão dos professores. Na oportunidade eles explicam e orientam sobre a destinação dos recursos retidos no IR para as políticas públicas voltadas às crianças, adolescentes e idosos. Sendo permitido 3% para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e mais 3% destinados ao Fundo Municipal do Idoso (FMI),

“É uma grande oportunidade para os alunos colocarem os conteúdos de sala de aula em prática. E para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é a chance de aumentar a captação de recursos que serão destinados a projetos sociais visando atender a comunidade. Além disso, também contribui no esclarecimento de dúvidas sobre o Imposto de Renda de forma geral”, destacou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Andréia Cittadin, 

Na visão da coordenadora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, é um momento de reciprocidade da Universidade com a população araranguaense.“É muito bom, mais uma vez, organizar esta ação. Esta será a terceira edição em parceria com o Município. No ano passado, diversas pessoas agradeceram ao serviço. Esse é o nosso papel enquanto Universidade Comunitária, presente onde a comunidade está”, observou. 

Já o coordenador do NAF Unesc, professor Manoel Vilsonei Menegali, explica que é muito simples fazer a operação fiscal e contribuir com causas sociais. “Os pagamento são realizados por meio de guias (Darf) com os valores informados, que serão descontados do imposto a ser pago no envio da DIRPF. É importante destacar que quem tem direito à restituição também pode contribuir. Deixar estes recursos na cidade, gera um ciclo de investimento social com a distribuição de recursos às instituições que trabalham com referido público do CMCDA”, detalhou.

O prazo para a declaração do Imposto de Renda encerra-se às 23h59min do dia 31 de maio, último dia também para preenchimento da DIRPF.

Atendimentos na Unesc

Quem tiver dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda em 2024 pode entrar em contato diretamente com o NAF-Unesc, por meio do WhatsApp (48) 3431-2678, do e-mail naf@unesc.net ou, ainda, pelo Instagram @naf.unesc.

Presencialmente também é possível receber orientações e o interessado pode se dirigir ao segundo andar do Bloco do Estudante, na Unesc. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.