Geral Arroio do Silva reforça setor da Saúde para enfrentar aumento populacional durante a temporada de verão

Arroio do Silva reforça setor da Saúde para enfrentar aumento populacional durante a temporada de verão

18/01/2024 - 14h01

Com a chegada do verão, os balneários se tornam o destino de turistas vindos de todas as partes, e o Extremo Sul Catarinense, em especial, desponta como um dos maiores pontos de concentração. Nesse cenário, o município de Balneário Arroio do Silva se destaca não apenas por suas praias, mas também pelo esforço dedicado ao setor da Saúde, que enfrenta uma sobrecarga durante a Temporada de Verão.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, o secretário de Saúde do Balneário Arroio do Silva, Rogério Junior, falou sobre os desafios enfrentados pelo setor diante do aumento da demanda durante o verão. “Nesta época do ano, aumenta muito o número de pessoas em nosso município. Com isso, os casos de doenças também aumentam. Durante esse período do ano, existe um aumento considerável em nossas unidades de saúde. As pessoas de fora não têm direito a Atenção Especializada, mas na Atenção Primária, todas têm direito”, destacou.

Rogério Junior ressaltou o comprometimento da administração em se preparar para atender às demandas crescentes durante a temporada. “O setor da Saúde sempre precisa de mais atenção. É uma pasta muito importante, como as demais, mas que trata diretamente do cidadão. Nossa relação com o prefeito é muito boa, isso ajuda em muito”, afirmou.

Além de abordar os desafios, o secretário também enfatizou os avanços significativos conquistados na área da Saúde em Balneário Arroio do Silva. “Revolucionamos a estrutura da Saúde em Balneário Arroio do Silva. Quando assumimos, os medicamentos eram entregues dentro de uma janelinha no Posto de Saúde. Hoje existe uma Farmácia Pública Municipal. Além disso, criamos um Ambulatório de Saúde Mental, construímos um prédio para o Ambulatório. Temos nossa Policlínica Municipal e construímos a nova secretaria de Saúde. São muitos avanços, se tudo der certo inauguramos o novo Posto de Saúde na praia do Golfinho em breve”.

Para o ano de 2024, Rogério Junior compartilhou os planos da secretaria de Saúde. “Nesse ano vamos focar na atenção especializada. Fortalecer a policlínica, trazendo mais exames e médicos. Em nosso radar está o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Nosso sonho é o serviço de pronto atendimento, uma espécie de UPA. Não temos habitantes suficientes para pleitear isso, mas vamos evoluir cada vez mais na Saúde”, revelou.