Geral Atenção: balsa de Araranguá será paralisada por 45 dias a partir desta terça-feira

Atenção: balsa de Araranguá será paralisada por 45 dias a partir desta terça-feira

17/10/2023 - 15h26

Em Araranguá a balsa que realiza a travessia entre Balneário Morro dos Conventos e o Distrito de Hercílio Luz, será paralisada por 45 dias. O motivo será uma reforma que a administração municipal realizará na estrutura. De acordo com a prefeitura, os serviços seriam interrompidos a partir de ontem, dia 16. Porém, devido às chuvas que atingiram a região, a retirada do equipamento foi inviabilizada por motivos de segurança, transferindo para esta terça-feira, 17.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, apresentado por Lucas Casagrande, o diretor do departamento de trânsito, Sandro Xavier, falou sobre a retirada da balsa para a reforma. “Havíamos agendado para retirar a balsa ontem. Devido a situação das chuvas, onde foi muita chuva, acabou inviabilizando a retirada. Com isso, por medidas de segurança, optamos por deixar para hoje a paralisação e retirada dos equipamentos”.

Com respeito aos serviços que serão realizados pelas empresas vencedoras da licitação, Xavier explica que já iniciaram hoje, porém, poderão ser interrompidos caso volte a chuva. “As empresas já estão no local. Toda a parte da casaria, mastros e rampa, serão retirados hoje. Toda a parte do convés para cima, será feito novo. Sendo assim, não faz sentido retirar toda a parte do convés da balsa. A parte do casco, será revitalizada. Acredito que amanhã eles retiram o casco. Um dos dois barcos a empresa já agendou para retirar hoje. O trabalho não é simples, precisa de todo um cuidado. Se amanhã o dia iniciar com muita chuva, novamente inviabiliza a retirada. O prazo para realizar o serviço passa a contar a partir de hoje”. 

Xavier acredita que após a reforma, as embarcações (a balsa e dois reboques) vão durar no mínimo 10 anos, sem precisar de outra reforma. “Acreditamos que após essa reforma, uma próxima demorará no mínimo 10 anos. A balsa está a quase 30 anos e nunca foi feito uma reforma dessa. Claro que pode acontecer algum problema na parte elétrica, mas acreditamos que com todo o material de qualidade que estaremos instalando, demorará precisar de outra reforma”.