
Avançando na Saúde: Araranguá amplia farmácia, reforma UPA, inicia campanha Outubro Rosa e é contemplada pelo Ministério da Saúde com bolsas de residência
Em Araranguá as obras não param. Desde o início da revitalização do Hospital Bom Pastor, inúmeros serviços foram realocados para outros endereços. Entre as mudanças está a Central de Agendamento, que saiu do Bom Pastor, foi para a antiga Fiat Duna e a partir de agora, será transferida para a antiga Yamaha. Sendo assim, vai ficar no mesmo local onde está a secretaria de Saúde do município, na Avenida Sete de Setembro, número 1430.
Além disso, a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), segue em andamento. Não parando por aí, a secretaria de Saúde estará validando a contemplação do Ministério da Saúde, nesta terça-feira, 03. Com isso, bolsas para residência multiprofissional serão disponibilizadas.
Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Dia a Dia, apresentado por Lucas Casagrande, a secretária da Saúde, Daiane Biff, falou sobre a mudança na central de agendamento. “Temos percebidos a alta demanda de pessoas que buscam as medicações da rede básica. Com isso, ficou uma grande concentração de pessoas, alocadas na antiga Fiat. Percebemos com isso, que a Central de Agendamentos, estando mais tranquila, será melhor. Hoje ela está separada do local onde fica o transporte, agendamento de cirurgias, o que dificulta as pessoas, porque precisam se deslocar de um local para o outro. Por exemplo, o cidadão que vai em busca dos serviços oferecidos na antiga Yamaha, acabam precisando voltar a antiga Fiat Duna, para realizarem seus agendamentos. Estando em um local só, facilitará o acesso a todos”.
A secretária ressalta que com o início das obras no Hospital Bom Pastor, as mudanças dos serviços, aconteceram de forma rápida, o que não possibilitou uma alocação estratégica adequada. “Conseguimos perceber que hoje, a Central de Agendamento consegue estar onde era a antiga Yamaha. Arrumamos os guichês, ela ficará na parte da entrada. Além disso, a antiga Fiat ficará toda para a farmácia. Ampliaremos os guichês, vamos colocar um a mais, por conta da grande demanda de atendimento”.
Daiane explica qual o público que procura a Central de Agendamento. “São as pessoas que vão se consultar com médicos especialistas, consultas que saem para a policlínica, para os hospitais e daí precisa reagendar um exame, para complementar e depois agendar um retorno. Enfim, são as questões das especialidades”.
Reforma da UPA
Além dessa mudança, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), segue em reforma. “A reforma da UPA vem acontecendo há 3 meses. Temos realizados a parte de pintura e o interior. Sabemos que a parte de fora, o exterior é o que fica mais visível, mas os trabalhos não param. No lado de fora, já iniciaram também. Dentro da unidade, vamos readequar a questão do laboratório, que será lateralizado. A parte externa demorou um pouco por causa do projeto que precisou ser modificado. Será um processo que demorará uns 40 dias, aproximadamente”.
Outubro Rosa
Neste mês de outubro é realizado a campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo, divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Sobre o assunto, a secretária ressalta. “Nesse mês intensificamos a conscientização do câncer às mulheres. Quero lembrar que a mamografia continua sendo na unidade de saúde, onde as pacientes podem procurar uma profissional da saúde se sentir algum sintoma. Além disso, estaremos todas as quartas-feiras à noite, com a unidade de saúde aberta, onde estará disponível para a realização de coleta de exames preventivos e também, o fornecimento de mamografia, para quem ainda não realizou”.
“Também será escolhido um sábado, durante todo o dia, que será realizado coleta de preventivo, a parte de prevenção de mama e o dia D, de vacinação. Convidamos a todos, para se deslocarem até a unidade de saúde com sua carteirinha de vacinação para ficar em dia. As ações acontecerão no dia 21, o terceiro sábado deste mês”, acrescentou Daiane.
Araranguá contemplada
A cidade de Araranguá foi contemplada pelo Ministério da Saúde, com bolsas para residência multiprofissional. Para a secretária, essa conquista contribuirá muito para a saúde do município. “Nós em Araranguá, quanto UFSC, fomos contemplados, com bolsas, através do Ministério da Saúde, para residência multiprofissional. Serão profissionais, já formados, que receberão um estágio, remunerado pelo Ministério, onde ficarão conosco por dois anos, enquanto rede de assistência e SUS. Esse profissional vem trabalhar, estudar e contribuir com a nossa rede. Aqui em Araranguá, a partir do ano que vem, serão dois profissionais de enfermagem, dois de odontologia e um de nutrição. Teremos cinco profissionais trabalhando com a gente no primeiro ano e 10 no segundo. Hoje estaremos fazendo essa validação. Será um edital único, onde será realizado uma prova, como um vestibular. Os profissionais que já se formaram podem se inscrever, para poder trabalhar na rede e serem financiados pelo Ministério da Saúde. Essa foi uma luta de cinco anos e estar se concretizando, me deixa muito feliz”.