Política Balneário Arroio do Silva: Arrancada de Caminhões, eventos de final de ano e novas propostas movimentam o município

Balneário Arroio do Silva: Arrancada de Caminhões, eventos de final de ano e novas propostas movimentam o município

24/10/2025 - 11h04

Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, falou sobre diversos assuntos relacionados à administração municipal, incluindo a situação da Arrancada de Caminhões, a obra da ciclovia na SC-447, a possibilidade de transporte público entre Arroio e Araranguá, a negociação envolvendo o prédio do antigo Hotel Paulista, e a programação de fim de ano no município.

Arrancada de Caminhões segue aguardando licença ambiental

O prefeito explicou que a realização da tradicional Arrancada de Caminhões permanece paralisada devido à ausência do EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental), documento exigido pelos órgãos ambientais.

“Contratamos três empresas para fazer essa licença, a Unesc, uma empresa de Maracajá e outra de Lages. Todas elas já estão trabalhando e emitiram o laudo técnico. Realizamos uma reunião com o IMA e pedimos um encontro com o Ministério Público Federal para levar os técnicos e discutir o impacto ambiental. Dentro do EIA/RIMA, precisa ser realizado esse estudo de impacto, ou seja, é necessário que o evento aconteça para que as medições sejam feitas. Estamos aguardando ser marcada a data”, destacou.

Scaini reforçou que o município busca cumprir todas as exigências legais. “Estamos trabalhando para fazer tudo dentro da legalidade. Sabemos que é um processo moroso. Hoje não temos a permissão para realizar a arrancada”, explicou.

Ciclovia entre Arroio e Araranguá

Outro tema abordado foi o avanço no processo de licitação da ciclovia na SC-447, que ligará Balneário Arroio do Silva a Araranguá. “Hoje, a partir das 14h, será realizada a abertura dos envelopes. Vamos ver se não dá nada de errado e quem será a empresa responsável pela execução da obra”, informou o prefeito.

Transporte público gratuito entre Arroio e Araranguá

O prefeito também comentou sobre a proposta do vereador araranguaense Samuel Nunes (Samuca) de criar um sistema de transporte público gratuito entre os dois municípios. “Legalmente, não tem amparo, porque se trata de uma linha municipal. Com isso, o Estado teria que fazer uma concessão pública. Daí o Estado pode fazer, mas os municípios não podem. Não existe jurisprudência para um município adentrar no outro”, explicou Scaini.

Apesar da limitação legal, o prefeito reconheceu a boa intenção da proposta. “Hoje, Araranguá e Arroio têm 17 linhas de rodoviária. A ideia é boa, mas precisaria definir quem arcaria com os custos. A função do vereador é justamente essa, dar ideias”, comentou.

Negociação com o antigo Hotel Paulista pode render novo espaço público

Uma das novidades anunciadas por Scaini foi a proposta de compra do prédio do antigo Hotel Paulista, localizado em área central da cidade. “Há cerca de 20 dias recebemos uma proposta oferecendo o imóvel ao município. Fizemos uma reunião com os vereadores, apresentamos os valores e todos aprovaram a continuidade das tratativas. Estamos agora realizando os trâmites legais para apresentar uma contraproposta”, explicou.

Segundo o prefeito, o valor inicial da negociação gira em torno de R$ 4,5 milhões, e o imóvel possui mais de 4 mil metros quadrados. “A prefeitura tem esse recurso. Acredito que o local poderia ser transformado em uma praça central com um grande projeto urbanístico. É o início de uma negociação”, relatou.

Programação de final de ano inclui show nacional e comemoração dos 30 anos

Scaini também confirmou a programação de fim de ano, que começa no dia 5 de dezembro com a festa de 30 anos do município, em evento especial no Centro Multiuso. “No dia 12 ou 13 teremos a chegada do Papai Noel, depois, no dia 29, o aniversário da cidade com show nacional de Marcos & Belutti e a entrega da Cidadã Amiga do Arroio. No dia 31, teremos a virada do ano com queima de fogos na Plataforma, no Centro, no Jardim Atlântico e na Caçamba, além de várias atrações musicais”, destacou.

O prefeito ainda adiantou uma grande atração já confirmada para 2026. “A principal atração da Festa do Peixe será o cantor Samuel Rosa, líder da banda Skank, que hoje segue carreira solo”, concluiu.