Segurança Bombeiros catarinenses já resgataram mais de 2 mil e 350 pessoas nas enchentes do Rio Grande do Sul

Bombeiros catarinenses já resgataram mais de 2 mil e 350 pessoas nas enchentes do Rio Grande do Sul

09/05/2024 - 21h01

Nesta quinta-feira, dia 09, a equipe de Força-Tarefa (FT) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), especializada em intervenção em áreas deslizadas, segue realizando buscas no município de Muçum, na localidade conhecida como Linha Pinheirinho. O trabalho foi iniciado nesta localidade já na quarta-feira, 06, e para acessar o local foi necessário caminhar cerca de 4km, sobre o trilho do trem.

Neste caminho a equipe cruzou por um viaduto bastante extenso e alto, sobre o Rio Taquari, e na sequência por um túnel de mais de 1km bastante escuro. Todo esse trajeto foi feito na companhia dos binômios – dupla formada entre bombeiro e cão de busca – e contou com a ajuda de um grupo de voluntários que está na região prestando apoio às famílias. Com um quadriciclo e um carrinho, eles auxiliaram a equipe em boa parte desse caminho.

Desde que começou a atuar em resposta ao desastre no Rio Grande do Sul, as equipes de FT do CBMSC já resgataram cerca de 2.350 pessoas e mais de 400 animais. Atuam neste momento em solo gaúcho, 49 bombeiros militares e ⁠04 cães de busca com uma estrutura de ⁠12 viaturas, ⁠17 embarcações, ⁠11 motores de popa, ⁠01 mini escavadeira, ⁠01 Auto Posto Comando (APC), ⁠02 caminhões, ⁠01 quadriciclo, ⁠drones e ⁠equipamentos para resgate em áreas deslizadas.