Segurança Bombeiros militares participam de curso de abordagem a tentativas de suicídio

Bombeiros militares participam de curso de abordagem a tentativas de suicídio

01/07/2024 - 17h13

Alinhado ao momento atual, em que a saúde mental tem se consolidado como um ponto de atenção urgente na sociedade, a partir desta segunda-feira, dia 1º de julho, até sexta-feira, dia 5, 28 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), além de dois policiais civis da região, participam do curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio, em Criciúma. Ao todo, 30 profissionais estarão imersos nesta capacitação, que será ministrada pelo tenente-coronel Diógenes Munhoz, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo.

A capacitação busca trazer mais conhecimento e ampliar a atuação dos bombeiros em situações que exijam técnicas específicas para abordagem buscando resultados mais positivos. O tenente-coronel Diógenes Munhoz é referência na área,  possuindo uma vasta experiência em ocorrências de tentativas de suicídio.

O curso será dividido em duas partes: teórica e prática. As sessões teóricas acontecerão na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), serão abordados as discussão de técnicas e estratégias de abordagem. Já as atividades práticas serão realizadas no Iparque – Unesc, na Brametal onde os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em situações simuladas, garantindo uma formação mais completa e eficaz.

A expectativa é que, ao final do curso, os participantes estejam mais bem preparados para enfrentar esse tipo de ocorrência, buscando oferecer um suporte melhor e mais qualificado para as vítimas. “A gente sabe que esse é um tema delicado de se tratar, mas é necessário abordar, principalmente com esses profissionais que prestam atendimento a esse tipo de ocorrência para lidar com situações tão delicadas e complexas. O objetivo é salvar vidas e oferecer um atendimento mais humanizado”, frisou o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4°BBM), de Criciúma.