
CELESC revela que Araranguá tem 2,5 mil unidades consumidoras com inadimplência e que cortes começaram, mas foram interrompidos pela greve de seus servidores; presidente da ALESC, Julio Garcia, descarta possibilidade de ser candidato a vice de Jorginho Mello
O Gerente Regional da CELESC, Marcelo de Vila Oliveira, alertou que Araranguá apresenta um considerável índice de inadimplência nas faturas de energia elétrica. Segundo dados apurados, 2 mil e 500 unidades consumidoras estão em débito, já com autorização de corte no fornecimento. Marcelo afirmou que o perfil dos devedores é de baixa renda e que o montante chega a R$ 7 milhões.
Corte digital
Marcelo de Vila, lembrou que com a implantação do novo sistema em Araranguá, os cortes não são mais físicos, não existe a necessidade de uma equipe ir à residência para efetuar o corte. Ele é feito digitalmente. Assim como o corte, o religamento, também é digital.
Negociação
A CELESC deixa claro que os débitos podem ser parcelados em até 21 vezes, diretamente nos totens da empresa, ou na loja em Araranguá.
Greve
O gerente informou ainda que, fora estes 2,5 mil inadimplentes, mais de mil já tiveram a energia cortada, mas que os cortes forma suspensos momentaneamente, devido à greve na CELESC que iniciou nesta segunda-feira, 22. Assim, também as negociações em relação a débitos estão funcionando durante a greve apenas nos totens ou pelo WhatsApp, uma vez que as lojas da empresa estão fechadas.
Candidato a federal
O deputado estadual e presidente da ALESC, Julio Garcia, disse na manhã desta terça-feira, 23, durante entrevista à Rádio Araranguá, que será candidato a deputado federal nas próximas eleições. A resposta veio ao questionamento sobre a possibilidade de o PSD desistir da candidatura de João Rodrigues ao governo do Estado, com ele sendo candidato a vice de Jorginho Mello. Prudente, Julio disse que em política “Tudo pode acontecer, ou nada”, referindo-se a possibilidade de o PDS estar com Jorginho Mello. Mas, o deputado deixou claro que a posição atual é de fortalecer a candidatura de Joao Rodrigues e que o partido trabalha neste sentido.
Cenário
Sobre o cenário político no país e a influência nas eleições aqui no Estado, apresentou um cenário baseado na última pesquisa, em que o presidente Lula ganha em todos os cenários, e com qualquer adversário. Segundo Julio, a direita acena entre, Tarcísio de Freitas, Zema, Ronaldo Caiado e Ratinho Júnior. Entende que se Tarcísio for o candidato a presidente da direita, o governador Jorgino Mello levaria certa vantagem devido ao apelo dos Bolsonaristas. Mas, no caso de outra candidatura de direita, que não do PL, o candidato do PSD João Rodrigues, teria uma candidatura mais estável.
Com chances
Do alto de sua experiencia política, Julio Garcia afirmou que os números iniciais de pesquisas de intenção de votos para o governo do Estado, João Rodrigues aparece bem, e com reais chances de crescimento.