Variedades Cia O Sombrista: Espetáculo gratuito “Às sombras de Anita” chega em Araranguá

Cia O Sombrista: Espetáculo gratuito “Às sombras de Anita” chega em Araranguá

10/05/2024 - 15h27


Arte, inclusão e uma dose de cultura regional. É assim que a Cia O Sombrista dá início ao seu itinerário de apresentações gratuitas pelas cidades de Araranguá, Criciúma, Timbé do Sul e Turvo. O projeto foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. O primeiro espetáculo gratuito acontece na próxima quarta-feira, dia 15, às 13h30 na escola Professora Mota Pires em Araranguá. A performance “Às Sombras de Anita” conta com audiodescrição e fornecimento de programa em Braile.

O espetáculo “Às Sombras de Anita” mergulha no fascinante universo da história de Anita Garibaldi, uma figura icônica que transcende o tempo com sua coragem e determinação.
Acreditando no poder transformador da arte desde a infância, a companhia visa não apenas entreter, mas também educar e sensibilizar, criando um impacto duradouro nas mentes jovens e moldando um futuro mais inclusivo e diversificado. “Trazer o projeto para as crianças é mais do que apenas oferecer entretenimento, é abrir portas para novas perspectivas e despertar a imaginação”, destaca Diana Manenti, atriz e diretora da Cia O Sombrista.

Após cada espetáculo, as crianças têm a oportunidade de participar de um bate-papo envolvente com os artistas, explorando mais profundamente os temas abordados e compartilhando suas próprias reflexões. “É interessante ressaltar que uma hora antes de cada atividade, nós montamos a exposição tátil de figuras que proporciona uma experiência sensorial única, permitindo que o público mergulhe no universo das sombras e das histórias representadas”, explica.

O Sombrista

A Cia O Sombrista é um grupo de teatro de Turvo que, desde 2018, une paixão pela arte e compromisso com a inclusão. O grupo abraça a missão de proporcionar experiências significativas tanto para o público quanto para os artistas, utilizando o teatro de sombras como uma ferramenta poderosa para amplificar vozes e promover diálogos sobre questões sociais importantes.

Financiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo, o projeto busca promover a acessibilidade no teatro de sombras e oferecer experiências inclusivas ao público.

A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Programação completa

A exposição tátil de figuras da Cia acontece uma hora antes de cada atividade da Mostra:

Performance “Às Sombras de Anita” com audiodescrição e fornecimento de programa em Braile seguida por bate-papo
Data : 15/05
Horário: 15h30
Local: EEB Prof. Mota Pires – Araranguá

Exibição do documentário “Além da Sombradescrição” e Workshop “Audiodescrição no teatro da Cia O Sombrista”
Data: 22/05
Horário: 19h
Local: Auditório Ruy Hulse – Unesc – Criciúma

Performance “Às Sombras de Anita” com audiodescrição e fornecimento de programa em Braile seguida por bate-papo
Data: 29/05
Horário: 15h45 e 19h
Local: EEB João Colodel – Turvo

Oficina de teatro de sombras para crianças
Data: 04/06
Horário: 13h às 17h
Local: EEB Timbé do Sul – Timbé do Sul

Espetáculo “Além da Heroína, uma história de Anita Garibaldi” com audiodescrição e fornecimento de programa em Braile
Data: 13/06
Horário: 19h30
Local: UNESC – Auditório Edson Rodrigues, Sala 105 – bloco P