
Clima tenso entre os vereadores Joel Casagrande e Marcio Mano na Câmara, secretária estadual da Educação, Luciane Ceretta, anuncia nova escola no Arroio e avanços na Educação; e novo hospital teve pedra fundamental lançada em Araranguá
A secretária estadual da Educação Luciane Ceretta anunciou, durante entrevista na manhã desta quinta-feira, 09, à Rádio Araranguá, que a licitação para a nova escola a ser construída no Balneário Arroio do Silva, já foi encaminhada para a secretaria de Infraestrutura. A secretária está otimista, prevendo que, se tudo der certo, a obra deve começar no início do ano que vem.
Vagas
A escola terá capacidade para mais de mil alunos e será dotada da melhor estrutura que o governo pode oferecer. A secretaria também já encaminha concurso público para efetivar novos professores, para suprir a demanda que as novas escolas, que estão sendo construídas, tenham por profissionais da educação.
Reforma
Luciane Ceretta ainda anunciou a reforma total da escola Apolônio Ireno Cardoso. A reforma é necessária, devido a antiga estrutura da escola, que vem suportando a demanda de alunos acima de sua capacidade.
Municipalização
Sobre a municipalização das escolas do Estado, no que tange ao ensino fundamental, Luciane Ceretta disse que o processo será feito sem pressa, e com muita conversa, com as comunidades escolares, professores e prefeitos. A secretária firmou compromisso de não municipalizar qualquer escola, sem diálogo e com a preocupação de não prejudicar ninguém. “O governo não tem pressa na municipalização e quer fazer o processo com a tranquilidade necessária e com todas as informações e discussões necessárias”, afiançou.
Universidade Gratuita
Sobre os novos questionamentos do TCE relacionados ao programa Universidade Gratuita, Luciane Ceretta disse acreditar que todas as providências já tomadas e as que foram implementadas, após as novas observações do TCE, o projeto terá continuidade. A secretária ainda disse que a fiscalização será afinada, uma vez que a todo o instante, novas formas de tentar burlar o processo podem aparecer.
Com ar-condicionado
Por fim, Luciane Ceretta afirmou que o governo trabalha com a expectativa de que em 19 de fevereiro de 2026, todas as escolas do Estado estarão com ar-condicionado funcionando. Como muitas escolas precisariam reformar todas as instalações elétricas para receber os equipamentos, a saída está sendo estender redes diretamente aos aparelhos, para otimizar as instalações e o funcionamento.
Pedido de informações
Um pedido de informações, do vereador Márcio Mano, que deu entrada na sessão desta quarta, 08, gerou desconforto e desavença entre ele e o líder do governo na Câmara de Vereadores de Araranguá, Joel Casagrande. No pedido de informações, Mano questiona qual a origem dos recursos, se via emendas parlamentares, em caso de positivo, informar a origem, com os respectivos valores, ou se proveniente do governo federal, para obras de pavimentação de ruas, implantação de redes de saneamento no loteamento Delci, no Morro dos Conventos.
Reação
Mesmo que o pedido de informações tenha apenas dado entrada, não constava na pauta, Joel Casagrande foi à tribuna mostrando farta documentação, já respondendo a informação requerida por Mano. Disse que além da verba do Ministério das Cidades, veio emenda parlamentar extra. Desferiu alguns ataques, afirmando que não estava ali brincando, que não precisava do pedido do vereador e que se ele não sabia, iria lhe informar. Joel foi mais longe ao lembrar que, mesmo sem ser vereador, conseguiu mais de R$ 10 milhões de emendas para Araranguá e que nunca anunciou que calçou qualquer rua ou que foi o responsável pela obra que está sendo feita no loteamento Delci.
Chamou atenção
Após a fala do vereador Joel Casagrande, o presidente Pedro Paulo de Souza, disse entender que como líder do governo na casa, o vereador não deveria ter feito a manifestação, uma vez que o pedido nem mesmo estava em discussão, apenas deu entrada. Paulinho afirmou que na sua opinião, Joel deveria tratar o assunto nas internas da casa.
Resposta
Já o vereador Marcio Mano, contestou e cobrou o fato de uma verba que vem de um Ministério das Cidades, tenha passado pelo gabinete do deputado citado por Joel. Também afirmou que não é contra emendas parlamentares que venham para ajudar a cidade, mas que não era tudo o que o vereador estava afirmando. Durante a fala de Mano, Joel contestava fora do microfone, quando Mano pediu que se calasse, pois havia ouvido tudo o que ele havia dito, sem interromper. “Exijo respeito, pois sou um vereador eleito com o meu trabalho, não dependi de nenhum apoio de caciques da política e se o senhor trabalhou desde cedo, eu também, só que não foi emprego político”, afiançou.
Encerrou
Ante ao clima quente que se estabeleceu, o presidente Pedro Paulo de Souza interveio, pediu calma aos vereadores e encerrou a sessão.
Hospital
Aconteceu na noite desta quarta-feira, 08, o lançamento da pedra fundamental para a construção de um novo hospital em Araranguá. A Webber empreendimentos, que já construiu o bairro universitário, agora vai investir na construção do novo hospital, que atenderá SUS e particular. A oncologia deverá ser implementada no novo hospital, que terá a parceria do IMAS, Instituto Maria Schmidt.
Mediador
O vereador Samuel Duarte Nunes, o Samuca, dedicou parte de seu mandato ao trabalho de fazer a ligação entre a Webber e o IMAS para a concretização da obra do hospital.
Público
Na verdade, existem duas vertentes que são de suma importância para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Os serviços públicos, que são oferecidos pelo poder público e os serviços e oportunidades que são oferecidos pela iniciativa privada. Quando o setor público vai bem, como em Araranguá, acaba atraindo novos investimentos do setor privado e ambos, quando em sintonia, podem remover montanhas.