Agronegócio CNA entrega mais de 1,5 mil toneladas de alimentação animal ao Rio Grande do Sul

CNA entrega mais de 1,5 mil toneladas de alimentação animal ao Rio Grande do Sul

14/06/2024 - 07h34

O Sistema CNA/Senar (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), intensificou a distribuição de rolos de feno em propriedades rurais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de 1,5 mil toneladas de alimentação animal foram entregues aos produtores, ajudando a mitigar as perdas de solo e forragem.

As entregas fazem parte do programa SuperAção Agro Rio Grande do Sul, que está disponibilizando R$ 100 milhões em recursos para a recuperação da produção agropecuária do estado. As primeiras carretas partiram de Santa Catarina, chegando ao município de Soledade, de onde o feno foi redistribuído para outras cidades gaúchas. No total, serão enviados 3.442 rolos de feno, equivalentes a aproximadamente 1.600 toneladas.

A logística foi viabilizada por uma parceria entre o Sistema CNA/Senar e o Sistema Transporte (CNT/Sest/Senat/ITL), que custeou o transporte das carretas com o feno até o Rio Grande do Sul.

Relatos dos pecuaristas

Dalva Flores, que junto com seu marido e filho vive da pecuária de leite na região de Agudo, recebeu a carga de feno com alívio. “Os fenos serão importantes na produção de leite e vão ajudar muito na alimentação do meu rebanho”, comentou. Na propriedade, são 24 animais, dos quais 12 estão em lactação. Seu filho, Mateus Davi Pfeifer, complementa: “Essa ajuda do Senar vai contribuir muito para a alimentação e o controle dos animais”.

Pedro Leopoldo, da Comunidade Canga Quebrada em Fontoura Xavier, também recebeu a ajuda com gratidão. “No ano passado, voltamos para cá e a chuva lavou tudo. Fico contente com essa ajuda”, relatou o produtor, que agora terá de recuperar toda sua produção.

Para Gilmar da Silva, da Comunidade Picada Silveira em Fontoura Xavier, a chegada dos fenos trouxe novo ânimo. “Nos dá coragem para continuar a produzir leite de novo”, disse o produtor.

A distribuição de alimentação animal é apenas uma das várias ações que o Sistema CNA/Senar está realizando para ajudar os produtores rurais na recuperação de suas atividades agropecuárias. Com essas iniciativas, espera-se restaurar a capacidade produtiva e fortalecer a resiliência das comunidades afetadas.