
Cobranças indevidas em contas bancárias e benefícios: saiba como evitar
Existem lançamentos de cobranças indevidas que podem ser referentes a seguros não contratados que têm sua cobrança via débito em conta corrente ou conta poupança.
E existe cobranças indevidas de contribuição sindical que têm sua quitação lançada no benefício de aposentadoria ou pensão.
Como verificar essa cobrança indevida
Efetuar pelo menos uma vez ao mês a conferência do extrato mensal bancário e do benefício. Caso verifique qualquer dessas cobranças ambas podem ser canceladas a partir da solicitação ao cobrador.
Caso não haja a comprovação de aceite, que seria a apólice assinada, termo de autorização de desconto ou resgate de gravação, o valor cobrado deve ser devolvido em dobro por ser uma cobrança indevida. É muito importante lembrar que não se deve assinar nenhum documento sem ler e também não efetuar confirmações de dados e aceites via ligação telefônica.
INSS/Previdência não tem WhatsApp, não efetua ligações e também não faz empréstimo, não cancela cartões de crédito consignado e não contesta juros abusivos.
Bancos não devolvem dinheiro, não contestam juros e muito menos liberam qualquer valor em sua conta sem posterior cobrança.
Documentos necessários para a reclamação
CÓPIAS do RG, do comprovante de residência em Araranguá e extrato bancário e do benefício. Tanto o extrato mensal como o extrato do histórico de empréstimos consignados junto ao INSS (HISCON).