Geral Coleta de lixo em Araranguá: população relata problema, município busca solução e empresa se manifesta através de nota

Coleta de lixo em Araranguá: população relata problema, município busca solução e empresa se manifesta através de nota

09/05/2024 - 15h46

Em Araranguá o problema na coleta de lixo vem preocupando tanto os moradores quanto as autoridades. Relatos de atrasos e acúmulo de resíduos têm se multiplicado, levando a uma busca urgente por soluções.

Em resposta as inúmeras reclamações, o procurador do município, Daniel Menezes, concedeu uma entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, apresentado pelo jornalista Luca Casagrande. Menezes ressaltou que a prefeitura está empenhada em resolver a situação.

“As queixas têm origem em questões pontuais e a prefeitura já entrou em contato com o representante da empresa responsável pela coleta de lixo na cidade. Que por sua vez, atribuiu os atrasos a uma baixa no efetivo e se comprometeu a resolver o problema, garantindo que a situação seria normalizada ainda durante está semana”, destacou.

Contudo, o procurador alertou para a possibilidade de medidas mais drásticas caso a situação persista. Ele admitiu que a rescisão do contrato com a empresa não está descartada, mas ressaltou os desafios logísticos que isso acarretaria, como a busca por uma substituição emergencial para atender a demanda de Araranguá.

“Ainda hoje, vamos sentar e conversar com o proprietário da empresa e buscar uma solução. Caso não obtivermos a solução, vamos passar para uma decisão mais forte, como uma possível rescisão. Não descarto a possibilidade de uma rescisão. Estamos com nossos pagamentos todos em dia”, afirmou Menezes.

Daniel destaca que entende a gravidade da situação, mas diz estar empenhando em buscar meios para resolver a situação. “Sabemos que um dia de atraso, o lixo já acumula e causa transtornos. A população tem que entender que se trata de um serviço terceirizado e nós estamos tentando resolver. Não estamos minimizando a situação, mas sim, buscando a resolução. Vamos fazer a divulgação da necessidade de funcionários para esse trabalho em nosso site”, explicou.

Na tarde dessa quinta-feira, 09, a empresa se manifestou através de nota, disse estar ciente do problema e que está buscando uma solução.

Nota na íntegra

A Racli Limpeza Urbana informa que está ciente dos problemas relatados e que está à disposição para solucionar dúvidas e atender reclamações dos seus clientes.

No entanto, um dos grandes problemas enfrentados pela empresa e que acaba dificultando o trabalho de excelência que a RACLI busca prestar é a falta de mão de obra para as funções de coletores e motoristas.

Com essa dificuldade de mão de obra para as funções, em alguns momentos, a coleta na região acaba sendo prejudicada. Porém, a empresa está empenhada em reestabelecer o mais rápido possível o atendimento às comunidades.

A RACLI ressalta também que está à disposição para o recebimento de currículos tanto na empresa em Criciúma, como também em Içara. Os interessados também podem entrar em contato pelo e-mail: recrutamento@racsaneamento.com.br A empresa ressalta também que possui um canal exclusivo para reclamações no telefone/ WhatsApp: (48) 99901-0919. O atendimento é realizado em horário comercial. Para facilitar o atendimento é importante também deixar a foto do problema e a localização, isso facilita a resolução com maior agilidade.