Economia Com a colheita em andamento, cai o preço da saca do arroz

Com a colheita em andamento, cai o preço da saca do arroz

23/02/2024 - 14h00

O preço pago ao produtor pela saca do arroz teve diminuição em fevereiro. Essa foi a primeira queda depois de sucessivas elevações no valor do cereal até o mês passado, quando chegou a casa dos R$ 120 no Extremo Sul catarinense. As estimativas atualizadas apontam para uma redução na área de plantio em comparação com a safra anterior também para os demais produtos monitorados: feijão, milho, soja e trigo. As informações são do Boletim Agropecuário de fevereiro, publicação mensal do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

Até o momento estima-se também uma produtividade menor. Com isso, a produção estimada é de 1,24 milhão de toneladas de arroz em casca, 1,82% menor do que o registrado na safra passada. O ano de 2024 iniciou com preços elevados, mas com tendência de redução nos próximos meses em razão do início da colheita no Estado.

A primeira quinzena de fevereiro apresentou preço médio de R$114,14/sc de 50kg em Santa Catarina, o que representa uma variação de -1,03% em relação ao mês de janeiro, que foi o maior da safra.

Esse comportamento é esperado pois o aumento da oferta interna, seja pelo avanço da colheita ou pela entrada do produto adquirido de outros estados ou do Mercosul, tem como resultado a redução dos preços.

A íntegra do Boletim está disponível nos sites da Epagri, do Observatório Agro Catarinense e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR).

Confira esse e outros assunto no programa a Força do Campo dessa sexta-feira, 22: