Geral Confira entrevista exclusiva com o secretário de Educação responsável pelo melhor IOEB do Brasil

Confira entrevista exclusiva com o secretário de Educação responsável pelo melhor IOEB do Brasil

28/02/2024 - 11h05

Todos os diretores de escola e coordenadores dos Centros de Educação Infantil (CEI’s) da Rede Pública Municipal de Ensino de Araranguá participaram, na última segunda-feira, 19, do 2º Encontro Formativo ministrado pelo professor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, docente da Universidade Federal do Ceará, graduado em Física, mestrado com pesquisas em Tecnologia Aplicada à Educação e doutorado em Teleinformática, além de secretário de Educação da cidade de Sobral/CE.

O município de Sobral, no Ceará, é referência em educação no Brasil e no mundo. A cidade é a número 1 do país no ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede as oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens dos municípios brasileiros, em termos de acesso à Educação Básica.

Este início de formação promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, teve oito horas de duração, abrangendo como temática central, o fortalecimento das lideranças nas unidades de ensino, gestão e equidade na educação.

A formação prevê oito encontros anuais, além de premiações, dinâmicas, apresentação de vídeos e encontros virtuais que ocorrerão praticamente a cada quinzena. Também será formado um grupo de WhatsApp onde serão feitos feedbacks (retornos de informações), repassadas tarefas rotineiras e reflexões.

Em entrevista ao jornalista Saulo Machado, o professor falou mais sobre sua vinda à Cidade das Avenidas. “Nossa palestra teve como foco o fortalecimento e a qualificação do trabalho, na gestão escolar. Vim do município de Sobral, que atualmente é referência na Educação nacional. Essa posição que o município detém, se deu principalmente, devido uma reforma da política pública, que envolveu a formação continuada de professores, desenvolvimento de avaliações de aprendizagem, investimentos na capacitação do núcleo. Foi um conjunto de ações que durante 27 anos o município de Sobral vem implementando para melhorar seus indicadores educacionais e alcançar o melhor índice do país”, destacou.

O professor ressalta que apenas investimentos na infraestrutura da pasta, não são suficientes. “É preciso trocar os educadores, capacitar os educadores escolares em boas rotinas, que foquem na consolidação da excelência acadêmica e processo de alfabetização da escola. Todos os investimentos são necessários, porém não são suficientes”, explica.

Para Herbert, sua análise foi bastante abrangente. O professor retorna para o nordeste com uma impressão satisfatória. “Saio com uma impressão muito positiva, um sinal bastante importante que o município em breve será uma referência não só no Estado, mas em todo o país”, finaliza Herbert.

Entusiasta da iniciativa, a secretária municipal de Educação de Araranguá, Mariluce Rodrigues, salienta que, por intermédio destes gestores que participaram da formação, será possível oferecer um ensino público cada vez melhor e de qualidade. “Esta capacitação garante uma base adequada na aprendizagem e assim cumpre a verdadeira função social da escola: fazer o aluno aprender de fato e de direito. Juntos vamos transformar os resultados das aprendizagens em Araranguá”.

Confira a entrevista completa: