
Consulta pública busca mapear desafios e oportunidades de inovação na região da AMESC
Em entrevista ao programa Dia a Dia da Rádio Araranguá, apresentada por Saulo Machado, o agente de inovação Roni Guimarães (ACAFE), que atua no Programa SC Mais Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), falou sobre uma consulta pública que está sendo realizada para mapear desafios, demandas e oportunidades nos 15 municípios da AMESC.
Objetivo da iniciativa
A partir dessa consulta, o corpo técnico do SC Mais Inovação definirá ações estratégicas para fortalecer o ecossistema de inovação na região. “Estamos iniciando esse trabalho e, hoje, o ambiente de inovação em Araranguá já está entre os melhores do Estado. O governo de Santa Catarina, por meio da SCTI, quer ampliar essa iniciativa para os demais municípios da AMESC”, destacou Guimarães.
A ação envolve relações comerciais e industriais, além de visitas diretas aos municípios que já possuem secretarias voltadas para a inovação. O objetivo é considerar os desafios locais e fortalecer o setor.
Consulta pública e tratado de inovação
A consulta pública será realizada nos próximos 30 dias. Já no dia 18 de março, ocorrerá a assinatura do Tratado de Inovação em Florianópolis, evento que contará com a presença de todos os prefeitos da AMESC. “Precisamos ouvir quem está na ponta, entender seus desafios e suas demandas. A partir dessas informações, poderemos traçar estratégias mais assertivas para o desenvolvimento da região”, explicou.
Além disso, Guimarães destacou sua iniciativa pessoal de visitar uma empresa por dia, conhecendo as necessidades dos empresários e com isso, buscar soluções para aprimorar a produção e fortalecer conexões no setor.