Geral Coordenador regional de Educação atualiza andamento das obras do colégio Estadual, de Araranguá, e faz balanço das atividades 

Coordenador regional de Educação atualiza andamento das obras do colégio Estadual, de Araranguá, e faz balanço das atividades 

17/10/2023 - 14h47

Os avanços na Educação no Extremo Sul Catarinense não param. Com isso, a coordenadoria Regional, segue trabalhando para o desenvolvimento do ensino na região. São obras em andamento, perspectivas de construção de novas escolas e projeções para o próximo ano letivo.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Dia a Dia, apresentado por Saulo Machado, o coordenador Regional de Educação, Luís Carlos Pessi, deu um panorama do como vem atuando a coordenadoria. 

Pessi atualizou a situação da obra do Colégio Estadual, em Araranguá. “Desde quando assumimos a coordenadoria, a obra do Colégio Estadual não parou. O andamento foi lento, ainda não está como gostaríamos. A reforma das salas de aulas, está praticamente pronta. O que ainda não está pronto é a parte de ampliação, como os refeitórios. Atualmente, está sendo finalizada a concretagem da laje da caixa da água. Após realizar a cobertura na parte de trás, será o acabamento, seguindo para a cobertura e o piso da quadra de esportes. A empresa que está realizando os serviços, pediu um aditivo para finalizar a obra, o que foi praticamente aprovado pela secretaria de Educação. Estamos em 50% da obra concluída”, explicou o coordenador.

Construção da escola no Arroio

O coordenador ressalta que os trabalhos para a construção de uma escola nova em Balneário Arroio do Silva, já iniciaram. “Já está praticamente decidido, a prefeitura do Arroio doou um terreno e nós já estamos adiantando as tratativas, para construir a escola. Segundo o censo, a cidade foi uma das que mais cresceu. Além dessa, em Balneário Gaivota, também já estamos conversando com a prefeitura para viabilizar a construção de uma escola, porque daqui uns anos não terá mais condições devido ao crescimento das cidades”.

Em relação a nova escola do Arroio, o prefeito Evandro Scaini atualizou a situação. “Estamos acompanhando de perto. Tivemos aprovado na Câmara a doação de uma área de terra com aproximadamente seis mil metros quadrados, destinado a construção desse colégio. Porém, ainda precisamos tomar algumas medidas paliativas para resolver, porque com o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os municípios são obrigados a atender do zero ao 5º ano, e o Estado fica responsável do 6º ano ao 9º ano e o ensino médio. Infelizmente no Arroio, o tamanho do colégio estadual, não atende todas as turmas que precisa atender. Com isso, estamos atendendo 14 turmas, com média de 32 alunos, que seriam para o Estado atender. São quase 500 alunos que não são meus, que estamos dando uniforme, material escolar, alimentação, transporte e professor. Por isso, não tenho sala para atender meu pré-escolar”.

Agilizando as construções

Para o coordenador, com a aprovação do Estado, para a construção de escolas modulares, o processo se desenvolverá com mais agilidade. “Se o Estado aprovar a ideia da diretora de Infraestrutura, que trata de salas modulares, a construção será muito mais rápida. Em Florianópolis, foi construído uma escola com capacidade de mais de mil alunos, em 120 dias. A questão de orçamento é maior, porém seu custo benefício, paga. Visto que ela vem pronta”.

Eleições nas escolas

Sobre as eleições nas escolas, Pessi ressalta como funcionará. “As eleições serão realizadas de forma direta, com os pais, professores e alunos, indo votar. O edital já saiu, para dia 3 de dezembro, será em um domingo. Aparentemente o pessoal não gostou muito, mas acredito que a secretaria de Educação decidiu deixar essa eleição com um formato de eleição. O professor que tiver interesse em se candidatar a diretor (a), deverá apresentar um plano escolar, que será avaliado por uma comissão da coordenadoria geral de Educação, se aprovado, poderá concorrer. No edital está detalhado como deverá ser elaborado o plano escolar.  É de extrema importância os pais irem votar. Cada seguimento, como o de pais, alunos e professores, precisará ter 50% mais um voto, para eleger. Caso não seja atingido o número de votos, a coordenadoria vai indicar um professor, e o governador confirma ou não”.

Novidades na educação para 2024

O coordenador projeta os avanços que acontecerão na educação para o ano que vem. “No ano que vem, a secretaria de Educação estará implantando o ensino técnico no ensino médio. A partir do 1º ano do ensino médio, o aluno poderá optar por ou ensino técnico ou ensino médio normal. Para abrir a turma do ensino técnico, existe um número específico, de 25 a 30 alunos. Em nossa região temos algumas escolas já interessadas. Sabemos que no ensino médio o jovem já tem uma ideia do que quer fazer. Esses alunos saindo do ensino médio com um técnico (curso), já poderão trabalhar e com isso, poderão pagar uma faculdade mais à frente. A educação só ganha com isso”.