Segurança Corpo de Bombeiros participa da Operação Virtude no combate à violência contra a pessoa idosa

Corpo de Bombeiros participa da Operação Virtude no combate à violência contra a pessoa idosa

22/10/2025 - 10h08

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está engajado na Operação Virtude, uma ação nacional de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), é coordenada no Estado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SC), em parceria com os órgãos de segurança pública catarinenses. A mobilização acontece ao longo de todo o mês de outubro, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro.

A operação tem como objetivo combater crimes contra idosos por meio de ações preventivas, repressivas e de inteligência, garantindo a proteção integral desse grupo vulnerável. No âmbito do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM), estão sendo realizadas vistorias técnicas em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), localizadas nas cidades pertencentes à Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e à Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC).

Para tornar essa experiência mais acolhedora e humanizada, o binômio formado pelo cão Bono e o Cabo Matheus Premoli realizou uma visita especial ao Lar Beneficente São Vicente de Paulo, em Araranguá, onde vivem 39 idosos. A ação proporcionou um momento de descontração e afeto aos residentes.

A coordenadora da instituição, Vanda Stecanella Garcia, destaca a importância desse tipo de iniciativa. “Muitos dos idosos que estão aqui hoje já tiveram algum animal de estimação e sentem falta disso. O Bono traz essas lembranças e alegra o dia deles. Depois da visita, eles comentam como foi bom e isso impacta positivamente tanto na saúde física quanto mental”, relata Vanda.

A Casa de Repouso Família Biz que atende 23 idosos também recebeu a visita do binômio. A dupla é formada por um bombeiro militar e um cão de busca, especializada em resgates em situações de emergência. Essa parceria é treinada intensivamente para encontrar pessoas desaparecidas em cenários como desastres naturais ou outras ocorrências, e quando possível são realizadas essas visitas institucionais. 

Programa “Bombeiro Amigo 60+”

Além dessas ações, também está sendo realizado o programa “Bombeiro Amigo 60+”, realizado na Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). O projeto é voltado à promoção da qualidade de vida e integração social e visa capacitá-los para agir em situações de emergência em casa e na comunidade. “Essa é uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências para os mais velhos, que mostra que a segurança e a prevenção são importantes em qualquer idade”, ressalta o major Renan Fernandes, subcomandante do 4° BBM.