Geral CRAS de Araranguá: com foco no desenvolvimento das famílias em situação de vulnerabilidade, entidade realiza novo encontro do projeto ressignificar

CRAS de Araranguá: com foco no desenvolvimento das famílias em situação de vulnerabilidade, entidade realiza novo encontro do projeto ressignificar

10/11/2023 - 14h34

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Araranguá, realizou nessa quarta-feira, dia 8, mais uma oficina do “Projeto Ressignificar: Construindo o Futuro”, ação que é desenvolvida pelas técnicas da entidade e tem como objetivo, ajudar no desenvolvimento de famílias. Inclusive, encaminhando ao mercado de trabalho.

As oficinas foram realizadas pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), que consistem em momentos de integração com a comunidade, para abordar temas importantes, como o cuidado com a saúde mental. Assunto abordado nesse último encontro.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, apresentado por Lucas Casagrande, o coordenador do CRAS, Joelcio Anastácio, falou sobre o projeto. “Esse projeto começou a funcionar já faz alguns meses. De início o objetivo era fornecer uma formação que pudesse preparar as famílias, que são atendidas pelo CRAS, para o mercado de trabalho”.

O coordenador ressalta que o projeto começou há quatro meses, com uma proposta inicial, que com o passar do tempo, foi alterada. “Essa proposta inicial se estendeu por dois meses e depois, a gente foi moldando o projeto. Hoje ele está funcionando na forma de oficinas temáticas. Temos dois grupos, que funcionam nas quartas-feiras, um pela manhã e outro à tarde. Nesses encontros, a gente traz profissionais especializados, para trabalharem temas diversos, que possam estar agregando nas suas formações e contribuindo na superação das suas vulnerabilidades”.

No último encontro, o projeto tratou da saúde mental. Com isso, uma profissional especializada abordou o tema, contribuindo assim, para a formação das famílias. “A profissional trouxe informações acerca do problema em si, e apresentou caminhos de como administrar essa situação. Também foi falado dos caminhos que o município oferece ao cidadão para então, alcançar o apoio necessário”.

O coordenador explica que os encontros acontecem de forma quinzenal, com dois encontros por mês, que se concentram nas quartas-feiras, sendo o da primeira quinzena pela manhã e o da segunda, à tarde. Os interessados em participar do projeto, poderão procurar o CRAS, nas segundas e quintas-feiras.