
Criador da Corrida de Caminhão é um dos responsáveis pela profissionalização do AEC: conheça as histórias do esporte contadas por Manoel Mota
Com oito mandatos, sendo sete como deputado e um de prefeito de Araranguá, Manoel Mota, é um ícone da política brasileira. Durante todos esses anos, o araranguaense foi um participante ativo do esporte na região. Inclusive, contribuiu na profissionalização do Araranguá Esporte Clube (AEC), trazendo jogadores de elite para o time.
Além disso, Manoel Mota criou a famosa e tradicional, Corrida de Caminhão, de Balneário Arroio do Silva, que atualmente é o maior evento do seguimento no mundo.
Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa As Esportivas, apresentado por Jairo Silva e Dejair Inácio, o ex-deputado, Manoel Mota, contou sua história no esporte araranguaense. “Eu criei a Corrida de Caminhão e de moto. Com isso, passei a pensar em um time para Araranguá. A partir disso, convidei alguns amigos para me ajudar na montagem do elenco. Inclusive, um deles foi o Leno e o Tonhão, que foram a Porto Alegre comigo, buscar dois atletas do Grêmio, o Everaldo e o Marco Antônio”.
Mota ressalta que trouxe os atletas para a cidade, mesmo sem ter ainda o time completo. “Trouxemos eles sem ter time. Apenas depois, começamos a formar a equipe do Araranguá para a segunda divisão do Catarinense. Que alegria que esses rapazes nos deram, foram inúmeros gols e uma amizade muito bonita com a torcida. Naquela época, quem dava o bicho (Bonificação pelas vitórias) para os jogadores, era eu, do meu próprio bolso”.
São inúmeras histórias relacionadas ao esporte, dentre elas, o deputado se recorda de uma em especial. “Me lembro de uma partida entre as equipes do Uca contra o Murialdo, um clássico da cidade. O empate resultava na equipe do Murialdo campeã, faltava dois minutos para terminar o jogo, um escanteio cobrado eu fiz o gol que levou para a prorrogação. Nos 30 minutos finais a gente conseguiu a vitória e fomos campeão. Eu nunca me esqueço desse jogo”.
Mota faz um apelo. “Quando eu fui prefeito não existia essas coisas. Nós praticamente começamos o JERVA, Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá. Na época investimos em professores de educação física, e chegou um ponto que ganhávamos tudo. Após meu mandato, relaxaram e o município passou a perder tudo. Me lembro que tínhamos duas medalhas de ouro por ano, quando entrei nos Jogos Aberto. Nossa cidade tem um potencial muito grande. O prefeito Cesar me prometeu esses dias, que está investindo no esporte. Vamos todos ajudar e investir, porque o esporte é vida. Temos muitos talentos em nosso município”.
Foram muitas histórias, Manoel Mota relembrou momentos inesquecíveis de sua trajetória no esporte araranguaense. Confira a entrevista completa: