Geral Defesa Civil alerta para frio intenso neste final de semana

Defesa Civil alerta para frio intenso neste final de semana

28/06/2024 - 17h26

O avanço de uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar,  declina ainda mais as temperaturas em toda Santa Catarina nos próximos dias. A sensação será de frio intenso, a partir da madrugada de sábado (29), quando as temperaturas mínimas já ficam próximas a ligeiramente abaixo de 0°C no Planalto Sul, entre 2°C e 5°C no Meio Oeste, na casa dos 5°C no Oeste e Grande Florianópolis Serrana, 5°C a 11°C no Planalto Norte e entre 8°C e 13°C no litoral.

As temperaturas seguem em declínio até o amanhecer do domingo (30), quando são esperadas as menores temperaturas deste evento de frio, de forma geral. O dia começa com condições favoráveis para formação de geada ampla e forte entre o Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana. Nestas regiões, são esperadas temperaturas próximas ou abaixo de 0°C, se aproximando de -5°C (pontualmente ainda menores) especialmente na Serra, onde há risco de congelamento de pista nas áreas mais suscetíveis. No litoral e Vale do Itajaí são esperadas temperaturas entre 2°C e 8°C.

O frio se mantém, porém menos intenso, no amanhecer da segunda-feira (01), quando ainda são esperadas temperaturas próximas a abaixo de 0°C entre os planaltos e o Meio-Oeste. Nas demais regiões do estado, as mínimas oscilam entre 2°C e 8°C com marcas ainda abaixo de zero de forma pontual.

É importante destacar que o frio intenso traz riscos para a saúde, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia. Qualquer pessoa pode ser afetada pelo frio, mas a atenção deve ser redobrada com aquelas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos, além de cuidar dos animais domésticos.

A Defesa Civil recomenda:

  • Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
  • Procure se agasalhar e beber bastante água.
  • Evite locais aglomerados;
  • Mantenha a higiene das mãos.
  • Não transite diante de avisos de congelamento de pista e fique atento às orientações das Polícias Rodoviárias.