Segurança Defesa Civil alerta para risco muito alto de deslizamentos em cidades do Extremo Sul atingidas por chuvas intensas no fim de semana

Defesa Civil alerta para risco muito alto de deslizamentos em cidades do Extremo Sul atingidas por chuvas intensas no fim de semana

17/06/2024 - 15h00

Depois de um fim de semana com altos volumes de chuva em áreas do Litoral e Extremo Sul catarinense, ao longo desta segunda, 17 e terça-feira, 18, conforme aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, ainda são esperados acumulados entre 50 e 70 mm para o Litoral Sul, dessa forma, o risco é MUITO ALTO para deslizamentos e inundações principalmente nos municípios de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, que já possuem áreas atingidas.

A Defesa Civil reforça que os deslizamentos podem ocorrer mesmo em períodos sem a presença de chuva. Devido a saturação de água no solo e a diminuição dos níveis podendo haver movimentações tardias.

Até o início da manhã desta segunda-feira, 17, foram registrados acumulados de 363 mm em Praia Grande; 237 mm em Balneário Gaivota; e 234 mm em Sombrio; como pode ser observado na tabela a seguir:

Chuvas intensas no Litoral Sul durante o fim de semana

De acordo com a equipe de monitoramento da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, (SDC), a atuação de uma frente fria com umidade vinda do oceano trouxe volumes de chuva expressivos neste final de semana em áreas do Litoral Sul e extremo sul.

Os altos volumes de chuva causaram elevação nas bacias hidrográficas dos rios Mampituba e Araranguá, na região do Litoral Sul catarinense, onde ao longo do domingo, 16, foram registrados alagamentos e extravasamento de riachos e ribeirões. Nos municípios de Praia Grande e São João do Sul, o rio Canoas extravasou, causando inundações nas regiões ribeirinhas desses municípios.

Até o momento, em São João do Sul, são 16 desalojados e 12 vias foram interditadas. No município de Praia Grande, apesar de não haver desalojados, 20 casas foram atingidas e quatro comunidades estão isoladas.

Com o volume de chuva, também foram registradas ocorrências como alagamentos e inundações em Araranguá e Sombrio. Muitas casas ficaram alagadas, ocorreram deslizamentos de encostas e vias interditadas, isolando algumas comunidades.