Segurança Defesa Civil atualiza mapa de alerta para fortes chuvas em SC

Defesa Civil atualiza mapa de alerta para fortes chuvas em SC

02/05/2024 - 13h47

A chuva se intensificou no estado de Santa Catarina na madrugada da quinta-feira (02), trazendo volumes acima de 100 mm no Litoral Sul, devido a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. O avanço deste sistema traz chuvas intensas e volumosas para o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, especialmente nas áreas de divisa com o estado gaúcho, mas podem avançar até as regiões do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Na sexta-feira (03), a frente fria se estabelece sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa para as áreas em vermelho e laranja do mapa. Em todo o período também são esperados temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

Os acumulados entre a quinta (02) e a sexta-feira (03) devem variar entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o RS, podendo pontualmente superar estes valores. Na metade norte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e nas áreas em laranja do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 mm. 

HIDROLOGIA

Esses volumes previstos, trazem risco ALTO para enxurradas e inundações, nas bacias hidrográficas nas regiões do Grande Oeste e Planalto Sul catarinense. Entre esta quinta e sexta-feira, são esperadas elevações significativas nos níveis dos rios nestas regiões, principalmente para o Rio Uruguai em municípios de divisa com o Rio Grande do Sul, como Itapiranga, Mondaí, Palmitos e Águas de Chapecó, além de municípios próximos aos Rios Chapecó, Chapecozinho e do Peixe.  Nestas bacias o risco também é ALTO para enxurradas, principalmente em áreas mais próximas às cabeceiras das bacias, e em riachos e ribeirões que atravessam as cidades.

Para as bacias do Litoral Sul, principalmente dos Rios Mampituba e Araranguá, e do Rio Canoas, na região do Planalto Sul. Nestas regiões, o risco é ALTO para enxurradas e MODERADO para inundações.

Indica-se também a condição de ATENÇÃO para possibilidade de enxurradas e inundações para as bacias hidrográficas do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde, de acordo com o aviso meteorológico, há divergências entre os modelos meteorológicos quanto à localização da posição das chuvas.

GEOLOGIA

Da mesma forma,  com a previsão das chuvas acumuladas entre quinta (02) e a sexta-feira (03), as condições geológicas apresentam risco MUITO ALTO nas áreas em vermelho no mapa, principalmente para o Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste catarinense. Eventos pontuais de deslizamentos podem ocorrer em áreas fragilizadas em cidades nas regiões de Chapecó, Concórdia e Campos Novos.

Da mesma forma, o risco é ALTO para deslizamento e fluxo de detritos nas áreas em laranja do mapa, como parte do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Pode-se ressaltar áreas com histórico de ocorrências, como São Joaquim, Timbé do Sul e Praia Grande na região serrana do sul do estado.

Ressalta-se que as movimentações do solo podem ocorrer pontualmente em áreas já mapeadas com risco há deslizamentos e áreas fragilizadas pelo encharcamento do solo das chuvas que já vem ocorrendo nos últimos dias, dessa forma, recomenda-se ainda ficar atento aos sinais de movimentação do solo, como trincas em paredes e muros, inclinação de postes e árvores, além de estalos nas áreas de encosta.