
Defesa Civil de Araranguá segue de prontidão e monitorando o nível do rio
O fim de semana foi marcado pela passagem de uma Linha de Instabilidade (LI), fenômeno que provocou vendavais, tornado e muita chuva em diferentes partes de Santa Catarina. No Sul não foi diferente, foram inúmeros os prejuízos, como casas destelhadas, redes elétricas danificadas (ocasionando falta de energia), e arvores caídas.
Com isso, a Defesa Civil de Araranguá, vem trabalhando desde o ocorrido, oferecendo todo o suporte para a população. Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Dia a Dia, apresentado por Saulo Machado, o coordenador da Defesa Civil de Araranguá, Afrânio Ronconi, falou sobre os estragos e o trabalho que vem sendo realizado.
“No bairro Barranca, recebemos inúmeras ligações, relatando a falta de energia elétrica. Solicitamos a Celesc, com urgência, para que as pessoas fossem atendidas. Fizemos a ponte, visto que é outro órgão e não compete a nós”, destacou.
Com a presença de fortes rajadas de vento, o município registrou quedas de árvores e destelhamentos. “Foi algo inesperado, não esperávamos por isso. Tivemos um acontecimento no bairro Mato Alto, onde uma árvore caiu em cima de uma residência que abrigava sete pessoas. Felizmente não tivemos nenhuma vítima”.
O coordenador ressalta o papel que a Defesa Civil vem desempenhando nesse momento. “Nas proximidades do Beto Gil, no bairro Barranca, caiu uma árvore que atingiu a rede de alta tensão, deixando a comunidade sem energia. Fomos até o local, retiramos os galhos e liberamos via. Com isso, os moradores solicitaram a Celesc. Realizamos o papel de auxiliar nesses momentos, e antes de acontecer, nosso foco é orientar as pessoas”.

Ronconi orienta os moradores, quanto a cuidados e atenção com áreas afetadas pelas chuvas, como beiras de rio, locais alagados e redobrar a atenção com as crianças. “Com as chuvas em nossa região, toda a área do costão da Serra, vai descer a água para nós, subindo o nível do nosso rio. Se a previsão de chuva para toda a semana se cumprir, com certeza o nível também vai subir, por isso, o cuidado”, alerta.
Contato com o cidadão
A Defesa Civil segue atendendo a população, com doações de lonas para famílias destelhadas, e está com sua central de prontidão, para auxiliar os munícipes. “Estamos sempre à disposição da população. O cidadão pode acionar a gente, através do 199 e 193”, finaliza.