
Deputado e prefeitos do Extremo Sul precisam evacuar hotel após terremoto de magnitude 6,8
Uma comitiva de lideranças políticas do Extremo Sul catarinense e do Litoral Norte Gaúcho acabam de passar por instantes de pânico na cidade de Marrakech, no Marrocos. Lá, um terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala Richter atingiu o país africano na noite desta sexta-feira, dia 08. O abalo sísmico foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O terremoto aconteceu numa profundidade de 18,5 quilômetros, segundo o USGS. Informações preliminares indicam que o terremoto foi sentido em todas as principais cidades do Marrocos. Entretanto, os danos parecem limitados perto do epicentro.
Liderando a comitiva, o deputado estadual Tiago Zilli (MDB), foi ouvido pela reportagem da Rádio Araranguá e relata que no hotel onde ele, o filho Bernardo, os prefeitos de Timbé do Sul, Roberto Biava; de Jacinto Machado, João Batista Mezari; de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo; e de Torres, Carlos Souza; além do coordenador do Comitê Educativo e Científico (CEC) do Geoparque, professor Me. João Ricetti, da Universidade do Contestado (UnC), tudo tremeu.
O Deputado Estadual Tiago Zilli, o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava e o prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo, haviam acabado de conceder entrevista ao vivo para os ouvintes do programa O Dia em Notícia, da Rádio Araranguá, falando da importância do evento que estavam participando.
“Graças a Deus, estamos todos bem. Nunca havia passado por algo sequer parecido. Agora, saímos dos quartos, nos deslocamos para a recepção, no andar térreo do hotel para se acontecerem novos tremores, temos facilidade de sairmos para a rua.”, conta o deputado Estadual, Tiago Zilli, minutos após o ocorrido.
Também presente, o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, descreveu o momento em que tudo aconteceu. “Eu estava no terceiro andar do prédio e num primeiro momento, tive a ideia de pular pela sacada. Mas era muito alto e dificilmente sobreviveria. Coloquei meus documentos no bolso caso alguma coisa acontecesse comigo e me ajoelhei alguns segundos. Depois corremos pela escadaria e nos deslocamos para a rua. Eram vidros quebrando, gesso se desprendendo por todo lado e o prédio inteiro balançando como se fosse de papel. Felizmente, todos escapamos e sem ferimentos.”, descreve o prefeito timbeense.
Todo o sismo aconteceu em 15 segundos, no horário local às 22:15hs (18:15hs hora do Brasil). Segundo as autoridades locais, um terremoto dessa força não era registrado desde o começo do século passado. Logo depois, uma réplica de 4,1 de magnitude também foi sentida na cidade. Países vizinhos, como Portugal e Espanha também foram sacudidos.
Os representantes do Cânions do Sul integram a comitiva brasileira que conta com a participação de mais de 40 autoridades brasileiras e pesquisadores que participam da 10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da Unesco.
Na 10ª Conferência Internacional dos Geoparques Globais da Unesco 2023, o geoparque Cânions do Sul está no estande do Brasil para divulgar as riquezas e o potencial turístico da região. O objetivo é compartilhar experiências, divulgar as potencialidades e atrair turistas e investimentos do mundo todo.