Política Deputado federal Carlos Chiodini discute obras na BR-101 e fixação da Barra do Rio Araranguá em entrevista à Rádio Araranguá

Deputado federal Carlos Chiodini discute obras na BR-101 e fixação da Barra do Rio Araranguá em entrevista à Rádio Araranguá

05/07/2024 - 11h23

Durante entrevista ao programa Estúdio 95 da Rádio Araranguá, apresentado por Lucas Casagrande, o deputado federal Carlos Chiodini (MDB) abordou duas importantes obras para o município de Araranguá: a revitalização do antigo traçado da BR-101 e a fixação da barra do Rio Araranguá.

Antigo traçado da BR-101

Segundo Chiodini, o antigo traçado da BR-101, que passa por Araranguá, foi praticamente abandonado após a construção do contorno viário e a concessão do novo trecho à empresa CCR Via Costeira. “O prefeito Cesar Cesa tem nos cobrado bastante a revitalização desse trecho desde o início do seu mandato. A prefeitura contratou uma empresa para desenvolver um projeto executivo de melhorias para esse traçado e suas marginais”, explicou o deputado.

O projeto, que deve custar cerca de R$ 20 milhões, já foi elaborado e está com os analistas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para aprovação e posterior licitação. “Nossa ideia é que este ano a obra possa estar licitada e que a ordem de serviço seja emitida na virada deste ano para o próximo. Estou muito otimista que isso possa acontecer. Já conseguimos buscar os recursos necessários, agora estamos na etapa de aprovar a questão burocrática do projeto, que infelizmente é demorada”, destacou Chiodini.

Fixação da Barra do Rio Araranguá

A fixação da barra do Rio Araranguá foi apontada pelo deputado como a obra de maior importância para o município e para o Vale do Araranguá. “Esse é um problema de décadas. O Rio Araranguá não tem sua barra fixada, o que prejudica o acesso ao mar e causa cheias e enchentes na cidade. Estamos batalhando para incluir um recurso de aproximadamente R$ 150 milhões no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto está apto para ser contemplado, mas concorre com outras obras em todo o Brasil”, explicou Chiodini.

O deputado ressaltou que, embora haja concorrência, o projeto executivo já concluído diferencia Araranguá de outras cidades. “Estamos mobilizando o parlamento para que todos estejam empenhados em viabilizar essa obra. Acredito que vamos conseguir, e estou na expectativa de que seremos contemplados. A fixação da barra trará muitos benefícios para toda a região, beneficiando todos os municípios ao redor”, concluiu Chiodini.