Agronegócio Dia de Cooperar 2024 da Cooperja reúne mais de 300 pessoas

Dia de Cooperar 2024 da Cooperja reúne mais de 300 pessoas

11/07/2024 - 10h22

Em homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho, a Cooperja, em parceria com o Sescoop, Epagri, Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Terezinha e seus Núcleos Femininos, promoveu o tradicional Dia C. O evento ocorreu na última semana, dia 4, no Campo Demonstrativo em Jacinto Machado, reunindo mais de 300 participantes ao longo do dia.

As atividades destacaram a prática, os valores e os princípios do cooperativismo. A abertura contou com a presença da direção da Cooperja, que discutiu as atividades do horto, seguida por uma palestra de Caroline Berlanda sobre “Saúde Mental e Bem-Estar Emocional” e “Cooperativismo Unindo Famílias e Gerações”.

Durante o evento, diversas oficinas foram oferecidas, incluindo risoto de tipos especiais de arroz Naturizi, panificação com plantas alimentícias não convencionais (PANCs), pomada milagrosa, sal temperado, hidromel e refrigerante de mel, escalda pés, velas aromáticas, aromaterapia, estaquia e alporquia, geleia de hibisco, sabonete artesanal com plantas bioativas e produtos sem glúten, sem lactose e sem leite.

O presidente da Cooperja e da Ocesc, Vanir Zanatta, ressaltou a importância do Dia Internacional do Cooperativismo como uma forma de demonstrar o trabalho da cooperativa para a sociedade. “O evento é dedicado à cooperação e demonstra nosso interesse pelas pessoas e comunidades. O cooperativismo é sobre pessoas cuidando de pessoas”, afirmou Zanatta.

Elisabete Biz dos Santos, coordenadora social da Cooperja, destacou o sucesso do evento, que contou com um maior número de participantes em relação aos anos anteriores. “O evento mostra a atuação da Cooperja e suas parcerias, além da preocupação com o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pelas comunidades. As 12 oficinas simultâneas demonstraram na prática a cooperação, a troca de conhecimento e a interação com os participantes”, comentou Biz.

Monica Evalt Correia, participante de Morrinhos do Sul/RS, elogiou o evento, destacando o aprendizado e a restauração de energias proporcionadas pelas oficinas. “As oficinas nos proporcionaram muitas amizades e aprendizados que não ocupam espaço. Agradeço imensamente a toda organização da Cooperja”, afirmou.

O objetivo do evento foi proporcionar alternativas de saúde e destacar a importância da cooperação e da ajuda mútua, beneficiando sócios e não sócios da Cooperja e a comunidade em geral.