Geral O empreendedorismo no campo: empresário do Turvo compartilha sua trajetória de sucesso

O empreendedorismo no campo: empresário do Turvo compartilha sua trajetória de sucesso

03/05/2024 - 08h52

Em uma emocionante entrevista concedida à Rádio Araranguá, no programa 95.5 Entrevista, o empresário Rogério Dagostin, da Dagostin Indústria e Comércio de Sementes LTDA, compartilhou detalhes de sua história pessoal e profissional, destacando sua jornada desde as raízes no campo até o sucesso como empreendedor.

Nascido em 13 de abril de 1976, no município de Turvo, Rogério é o quarto filho de Jorge Dagostin e Marli Dalponte Dagostin. Criado na Ponte Alta, no coração de sua amada cidade natal, ele relembra suas origens humildes, onde desde cedo esteve imerso nas atividades rurais, trabalhando no plantio e colheita do arroz, além de ajudar sua mãe no cuidado dos animais e na produção de leite.

“Desde muito cedo ajudava meus pais na roça. Foi uma época muito proveitosa, visto que o serviço era realizado de forma muito braçal. Nossa família possuía muitos animais, além da lavoura, o que obrigava a família toda a ajudar nos trabalhos. Isso era muito maravilhoso. Todos se uniam no trabalho. Além disso, recordo-me que guardávamos o domingo, quando a maionese e o macarrão, eram tradicionais”, destacou.

Apesar das dificuldades financeiras, sua família sempre valorizou a educação, permitindo que Rogério estudasse em colégios tradicionais, como os Servos de Maria, onde absorveu valores fundamentais que o acompanhariam ao longo da vida. Sua busca por conhecimento o levou a Florianópolis em busca de uma formação em contabilidade, mas logo viu que seu verdadeiro lar era em Turvo, e foi lá que decidiu concentrar seus esforços.

“O grande segredo da vida é o equilíbrio. Apesar de ter ido estudar fora, minha relação com a terra é algo muito forte. Sinto uma energia inexplicável, amo isso. Na lavoura, me sinto muito bem, porque é algo que você plantou, cultivou e está colhendo. Meu pai sempre nos ensinou a ouvir mais e falar menos e isso, levo para toda a vida”, ressaltou.

De volta à sua cidade natal, Rogério mergulhou de cabeça no trabalho na rizicultura, ao lado de seu pai, adquirindo valiosa experiência no campo. Mais tarde, ele e seus familiares deram um passo corajoso ao fundar a Dagostin Indústria e Comércio de Sementes LTDA, onde se dedicaram ao ramo de sementes de arroz. Essa iniciativa não apenas prosperou, mas também transformou a realidade econômica da região, proporcionando oportunidades de emprego e crescimento para a comunidade.

“Vivemos a agricultura desde seus inícios, onde tudo era manual. Quando chegou o sistema pré-germinado, foi uma evolução muito grande para nossa região. Nossa colheita registrava 50 sacos por hectare de arroz, com a evolução, passamos a colher 100 sacos. Praticamente dobrou a colheita. O que começou a circular dinheiro para toda a região. A tecnologia chegou e isso elevou o patamar da agricultura. Amamos a terra e o que fazemos, esse é o nosso diferencial. Com o passar do tempo, passei a tocar o pequeno negócio de sementes que antes era do meu irmão. Como sócios, nos transformamos em uma empresa, com funcionários e uma equipe bastante completa. Nosso lema não é ser a maior sementeira, mas ter a melhor semente”, explicou.

Hoje, Rogério Dagostin é um exemplo de empreendedorismo e determinação, cuja história inspira não apenas futuros empreendores, mas também todos que valorizam a força do trabalho árduo e da perseverança. Casado com Daiana Bondinhon Dagostin, ele é pai orgulhoso de duas meninas, Ana Clara e Maria Laura.

“Tenho só agradecer o que minha família fez por mim. Meu pai sempre falou pouco, mas o que ele falava, era certo. Os exemplos que minha família passou para nós, levo para a vida toda. Minha esposa e filhos são meu maior patrimônio e passar para eles o que aprendi com meus pais, sempre será minha missão”, enfatizou.