Geral Doutor Marlon Jesus Soares de Souza: uma trajetória de sucesso na magistratura e empreendedorismo

Doutor Marlon Jesus Soares de Souza: uma trajetória de sucesso na magistratura e empreendedorismo

22/01/2024 - 08h20

Na última sexta-feira, 19, o programa 95.5 Entrevista, apresentado por Gregório Silveira, na Rádio Araranguá, recebeu como convidado especial, o Doutor Marlon Jesus Soares de Souza. Em uma conversa reveladora, o magistrado compartilhou detalhes de sua notável carreira, que se destaca por uma diversidade de experiências profissionais.

A história do Dr. Marlon teve início em 1987, quando, como estagiário, ingressou na Caixa Econômica Federal, em Itajaí. Paralelamente, cursava o pré-vestibular, sendo aprovado no vestibular de Direito no mesmo ano. Em 1988, uma oportunidade surgiu no banco privado América do Sul, gerido por japoneses, e após um bem-sucedido processo seletivo, ele foi contratado. Contudo, sua passagem pelo América do Sul foi breve, pois em 1989, o magistrado conquistou aprovação no concurso da Caixa Econômica Federal, onde permaneceu até 1995, conciliando suas atividades com a advocacia durante três anos.

O ano de 1995 marcou uma mudança significativa na carreira do Dr. Marlon, que foi aprovado no concurso do Ministério Público, assumindo o cargo de promotor de justiça e dedicando-se a essa função até 2002. Nesse período, ele decidiu prestar concurso para juiz, alcançando a aprovação em 2002. Desde então, acumula impressionantes 22 anos de atuação na magistratura.

“Minha história no direito é muito rica, porque tive uma rara oportunidade. Sendo advogado, promotor e juiz, tenho uma visão muito ampla do que é passar por essas três profissões. Nada é fácil, tudo tem sua dificuldade. Todas as três tem suas particularidades. Tudo exige sacrifício, exige muito estudo”, destacou.

Além de suas funções no setor público, o Dr. Marlon também se destacou como professor universitário, lecionando por 12 anos em instituições renomadas, como a Unisul, em Araranguá, e a Escola dos Magistrados, em pós-graduações ministradas em diversas cidades, como Lages, Criciúma, Tubarão e Araranguá.

“Foi uma atividade que me deu muito prazer. Olhando para trás, amadureci muito. Havia uma preparação forte para lecionar, porque muitos alunos estudavam muito para derrubar o professor. Com o passar do tempo, observei que não tinha mais tempo para mim, por isso decidi voar para outros ares”.

Surpreendendo ainda mais, o magistrado decidiu empreender, fundando a MJS no setor de loteamentos. Dois empreendimentos notáveis, o Solar dos Açores e o loteamento Quinta dos Açores, foram concretizados, este último em parceria com a Mega Empreendimento.

Um reconhecimento notável ao Dr. Marlon veio do Tribunal de Justiça, que o distinguiu como o juiz mais produtivo do Estado em vara de família por dois anos consecutivos. Sua trajetória polivalente reflete não apenas a excelência em suas funções judiciais, mas também seu comprometimento com o ensino e empreendedorismo. O Doutor Marlon Jesus Soares de Souza é, sem dúvida, uma figura inspiradora que continua a deixar sua marca em diversas áreas.