Política Duas comemorações em uma noite de grandes públicos em Gaivota e Arroio do Silva, protetores auriculares serão distribuídos na virada do ano a autistas no Morro dos Conventos e IMAS mantém foco no trabalho sem garantias do governo

Duas comemorações em uma noite de grandes públicos em Gaivota e Arroio do Silva, protetores auriculares serão distribuídos na virada do ano a autistas no Morro dos Conventos e IMAS mantém foco no trabalho sem garantias do governo

30/12/2025 - 14h52

O balneário Arroio do Silva comemorou em alto estilo nesta segunda-feira, 29, seus 30 anos de emancipação. A festa levou à praça central uma multidão que acompanhou a rápida cerimônia de comemoração e a entrega do título de amiga da cidade à empresária Mara Vieceli Salvetti, do super das Frutas. Depois a dupla sertaneja Marcos e Belutti subiram ao palco como a grande atração da noite em show nacional. Já no final da tarde, enormes filas se formaram na rua Amaro José Pereira e no entorno do trevo das praias na direção do Arroio do Silva.

Aniversário II

Em balneário Gaivota, também houve comemoração pelos 30 anos de emancipação. A festa teve início já na sexta-feira, com shows. Em Gaivota, houve a homenagem ao atleta paralímpico Paulo Jhon Vitor Honorato, que recebeu o carinho das autoridades por representar o município com excelência nas competições das APAEs. O tradicional bolo de aniversário, que este ano foi de 30 metros, também foi atração da festa com as pessoas buscando uma fatia. O bolo foi preparado por um dedicado grupo de voluntários. No palco shows de Gelson e Fabrício, Jeito Louco e o show nacional da dupla João Bosco e Gabriel, embalaram a festa de aniversário de balneário Gaivota na noite desta segunda-feira, 29.

Acerto

Nas duas comemorações, a observação que os dois municípios foram emancipações acertadas por Sombrio e Araranguá. Antes das emancipações, os dois municípios eram atendidos, apenas durante as temporadas de veraneio. Depois viviam o abandono e a falta de perspectiva de crescimento era a dura realidade. Hoje, são dois municípios pujante em crescimento, e certamente não teriam evoluído aos patamares de hoje, se ainda pertencessem aos municípios mães.

Sem amanhã

Durante entrevista à Rádio Araranguá, o diretor do Hospital Regional e a da Policlínica, Kristian de Souza, afirmou que o IMAS mantém o foco na administração, sem pensar no que vai acontecer no ano que vem. O diretor disse que as obras de infraestrutura continuam e que a administração tem acalmado seus servidores, no sentido de que é preciso esperar para ver o que o governo vai decidir. Na verdade, a situação é sobreviver como se não houvesse amanhã, mas cumprindo com o seu dever de levar a sério a saúde regional.

Pagou

Sobre a questão do décimo terceiro salário, os funcionários receberam, mas houve um remanejamento em outros pagamentos. Mas existe a perspectiva de que o governo repasse aumento previsto em contrato, sem que o IMAS tenha que apelar à justiça.

Buraco

Nesta segunda-feira, 29, mostramos no programa Dia a Dia, da Rádio Araranguá, um buraco no asfalto novo do Acesso Sul de Araranguá à Praia da Caçamba. O secretário de obras Odilon Pietchs cobrou da empresa Pavimentar sobre a situação. Ao que tudo indica, houve o derramamento de óleo Diesel no asfalto, o que pode ter provocado o buraco. Mas em todo o caso, a obra está na garantia e a empresa demostrou interesse em esclarecer o que aconteceu.

Jantar

Vereadores de Araranguá, presidentes de partidos, prefeito e vice, se reuniram nesta segunda-feira, 29, na sede do Samae na Lagoa da Serra. O jantar foi de confraternização e todos conversaram descontraidamente. O único a falar foi o prefeito Cesar Cesa, que agradeceu a parceria entre executivo e legislativo, além de ressaltar que determinou a seus secretários, que tratem todos os vereadores igualitariamente em seus pedidos. Claro que nem tudo pode ser resolvido, mas que haja igualdade no tratamento. O prefeito ainda lembrou que a população elegeu 17 pessoas para administrar o município. Os quinze vereadores, prefeito e vice, assim, defendeu que todos trabalhem unidos pela melhoria na qualidade de vida da população. Cesar citou ainda que: “as eleições são daqui a três anos, e até lá vamos ver como o quadro ficará, mas não podemos perder de vista que a amizade deve prevalecer sobre a política”, avaliou.

Auxílio

A Prefeitura de Araranguá, através da secretaria de Saúde, vai colocar à disposição das famílias, protetores auriculares para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, no dia 31 de dezembro. Os familiares deverão procurar a ambulância do município, que estará à disposição para entregar o equipamento no Morro dos Conventos na festa da virada do ano.

Como será

Para receber o abafador de som, que deverá ser devolvido ao final do evento, será necessário fazer um simples cadastro. Também deve ser apresentada a carteirinha da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou outro documento comprobatório.

Baixo ruído

Vale ressaltar que a prefeitura já aderiu aos fogos com baixo ruido há muito tempo, na festa da virada. Quanto aos demais ruídos e fogos que ainda são uma constante em festas de final de ano, vão da consciência de cada um. Não se pode propor uma lei municipal que proíba, uma vez que no Brasil é permitido, fabricar e comercializar. O que precisa é consciência de cada cidadão, o que parece ser muito difícil nos dias de hoje.