Segurança Em Araranguá, Corregedoria Estadual do Detran fiscaliza veículos dos CFCs de toda a região

Em Araranguá, Corregedoria Estadual do Detran fiscaliza veículos dos CFCs de toda a região

06/12/2023 - 22h33

Na tarde desta quarta-feira, 06, a corregedora estadual do Detran, doutora Fedra Luciana Konell, esteve no Extremo Sul, fiscalizando os Centros de Formação de Condutores (CFC). A vistoria funcionou em diferentes regiões, inclusive Araranguá. Todas as CFCs se deslocaram para o prédio da antiga Ciretran da Cidade das Avenidas, para então, os profissionais realizarem a vistoria nos veículos.

Para a corregedora, ações como essa deve ocorrer periodicamente. “Estamos em uma fiscalização de rotina, que deve acontecer sempre. Mas devido o estado ser extenso, a demanda é bastante grande. Dessa vez, viemos exclusivamente fiscalizar os CFCs, desde relações até sistemas e toda a questão de funcionários. Nossa atividade abrange tudo que a legislação orienta”, destaca.

Devido à baixa em efetivo para realizar esse tipo de serviço, a doutora ressalta que a fiscalização acontece em Araranguá e recebe todos os veículos das CFCs da região. “Os automóveis são os utilizados pelos alunos em formação. Por isso a necessidade de estarem todos os veículos em dia, e com toda a segurança”.

Para Fedra, a ação mostra que o Detran não está distante da população, mas através das Ciretran, se encontra em todo o estado. “Estamos vindo para cumprir a determinação do presidente do Detran, Kennedy Nunes. Nosso foco hoje é transformar o Detran em um modelo no estado, em prestação de serviços. Vamos fazer o possível e o impossível para cumprir esse dever”.

A corregedora explica quais os requisitos necessários para que os CFCs se enquadrem devidamente com a lei. “Eles precisam apresentar junto ao Detran, para requerer um credenciamento, para então, abrir suas portas. É uma série de documentações, desde os sócios, até toda a papelada referente ao imóvel que funcionará”.

Com o intuito de orientar os interessados que desejam conquistar sua habilitação, a doutora destaca pontos a serem observados antes de escolher o CFC. “É de extrema importância o cidadão pesquisar e ter referência. Em breve, o Detran vai disponibilizar um ranking em nosso site. Com isso, a pessoa vai abrir o site e ver qual o CFC mais bem avaliado da cidade. Quem vai fazer essa avaliação serão os usuários, não o Detran”, finaliza.