Política Em Brasília, parlamentares buscam soluções para o Morro dos Cavalos

Em Brasília, parlamentares buscam soluções para o Morro dos Cavalos

17/04/2024 - 13h28

O deputado estadual Tiago Zilli (MDB), participou ontem, terça-feira, 16, do Fórum Parlamentar Catarinense, na Câmara Federal em Brasília. A reunião debateu alternativas para  resolver o impasse no Morro dos Cavalos, em Palhoça. O local ficou interditado da tarde de sábado (13) até a madrugada de segunda-feira (15), provocando isolamento de regiões, filas quilométricas que duraram mais de 50h e prejuízos incalculáveis. “A BR-101 é um importante corredor de desenvolvimento para Santa Catarina e não pode mais ser fechada por um problema de deslizamento. O foco agora é encontrar soluções viáveis e definitivas, para dar segurança aos usuários e garantir a mobilidade. Acredito que após o Estado “parar” o debate vai ficar mais forte e não podemos deixar esse assunto morrer. A união de forças e representatividade política é essencial para que tenhamos um desfecho positivo” explicou Zilli que participou do debate junto aos deputados federais. O Fórum Parlamentar Catarinense reúne 16 deputados federais e 3 senadores, de diferentes partidos, que estarão unidos pela causa.

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB/SC), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, expôs a situação, reforçou a necessidade de encontrar uma alternativa e relatou a complexidade da obra de construção de túnel, projeto avaliado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em R$ 700 milhões de reais. Uma audiência com o Ministério dos Transportes ficou agendada para a próxima semana para tratar do assunto.

Aproximação com deputados federais e senadores

O deputado Tiago Zilli também participou de uma reunião da Frente Parlamentar de Emancipação dos Distritos, coordenada pela Deputada Federal Flávia Morais PDT/GO.
“Essa aproximação com os deputados federais, senadores e Ministérios é muito importante para que possamos buscar recursos e projetos para Santa Catarina. Todas as reuniões estão sendo bastante produtivas. Voltaremos com boas notícias” antecipou o deputado.

Estão confirmadas audiências no Ministério de Portos e Aeroportos para demandas dos cinco portos de Santa Catarina e a segunda pista do aeroporto de Navegantes. No Ministério da Educação vai tratar sobre pautas referentes ao salário da Educação e na Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT, vai tratar sobre o Morro dos Cavalos.