Geral Empresário Kleber Frigo compartilha história de sucesso e expansão da Frigo Auto Center em Araranguá

Empresário Kleber Frigo compartilha história de sucesso e expansão da Frigo Auto Center em Araranguá

18/01/2024 - 10h01

Na última quarta-feira, 17, o programa 95.5 Entrevista da Rádio Araranguá recebeu Kleber Frigo, empresário e ex-presidente da Aciva. Nascido em Araranguá, Frigo iniciou sua trajetória empreendedora em março de 1996, quando ingressou na Frigo Auto Center, fundada pelo seu avô. Na época, ainda muito jovem, Kleber fazia cobranças pela cidade utilizando uma bicicleta.

Formado em Administração pela Unisul e casado com Mariana, Kleber é pai de dois filhos, o Enrico e o Luca. Sua atuação como presidente da Aciva nos anos de 2015/2016 reflete seu compromisso com o desenvolvimento econômico e empresarial da região.

A Frigo Auto Center, fundada em maio de 1989, é uma referência em serviços automotivos em Araranguá. Pioneira na cidade, a empresa inicialmente oferecia alinhamento e balanceamento de veículos, preenchendo uma lacuna importante para os araranguaenses que não precisavam mais deslocar-se para cidades vizinhas para realizar manutenção veicular.

“Desde muito novo, sempre quis ter minha independência financeira. Diante disso, sempre busquei formas para iniciar no mundo dos negócios. Já pedi emprego para ser o fofão do trem da alegria, em Balneário Arroio do Silva. Na época não deu certo, acabei saindo para vender picolé. Com isso, surgiu a oportunidade de ingressar na Frigo, empresa criada pelo meu avô”, destacou.

A partir de 1996, a empresa passou por transformações significativas, expandindo não apenas suas instalações, mas também sua gama de produtos e serviços. Além dos serviços tradicionais de alinhamento e balanceamento, a Frigo Auto Center agora comercializa pneus, rodas, peças e acessórios, oferecendo ainda, revisão, reparo de para-brisa e mecânica em geral.

“Foi muito importante minha chegada na Frigo, porque assim, eu pude entender como funcionava o negócio. Com o passar do tempo, fomos nos aprimorando e buscando sempre evoluir. Me recordo que quando ganhei meu primeiro computador, dado pelo meu pai, logo levei para a empresa, para agregar algo a mais no negócio. Meu pai na época até falou: ‘Filho esse computador era para casa’. Comecei muito cedo, isso me ajudou a construir o que construímos”.

Com uma filial inaugurada na cidade de Criciúma em 2011, a Frigo Auto Center viu nessa expansão uma oportunidade de crescimento e aprendizado, consolidando-se como uma referência na região. “Surgiu a oportunidade de abrirmos a loja em Criciúma. Na época um amigo meu tocava o estabelecimento na cidade. Com o passar do tempo, surgiu parcerias que nos agregaram muito conhecimento. Foi uma grande experiência. Não permanecemos na cidade, fechamos em Criciúma, mas foi um aprendizado incrível”. 

Em 2015, a Frigo Auto Center tornou-se a primeira credenciada Dunlop em Santa Catarina. Em 2019, recebeu o reconhecimento como sendo a melhor loja credenciada nos Estados de Santa Catarina e Paraná. “Costumo dizer que a equipe faz muita diferença. Agradeço aos meus companheiros, que sempre estiveram ao nosso lado”.

O ano de 2022 marcou o início de um projeto de expansão, com o lançamento de uma loja on-line. E os planos seguem fortes com a previsão de inaugurar, no início de 2024, uma nova loja física da Frigo Auto Center, considerada uma verdadeira novidade, oferecendo não apenas os serviços e produtos já conhecidos, mas também introduzindo a estética automotiva.

“Queremos trazer algo novo. Costumo dizer que se for para fazer algo igual, melhor não fazer. Com isso, essa é a ideia com a nova loja. Vamos oferecer de fato um Centro Automotivo, que juntando as lojas, deve chegar a 2 mil metros quadrados. Será algo inovador, queremos disponibilizar uma gama de procedimentos estéticos. A inauguração deve acontecer no dia 19 de fevereiro”. 

A excelência da Frigo Auto Center foi reconhecida novamente em 2023 pela Rota das Oficinas, empresa de pesquisa de satisfação de clientes focada em oficinas. Dessa vez, a Frigo foi classificada como a segunda oficina mais bem avaliada do Brasil. “Ficamos entre as 50 empresas mais bem avaliadas no último ano. Além disso, registramos a colocação de segundo lugar. Perdemos apenas para uma oficina de Minas Gerais. Estamos sempre buscando melhorar, errando e aprendendo”.