Geral Empresário Miguel Ângelo Goulart: uma trajetória de sucesso e empreendedorismo em Araranguá

Empresário Miguel Ângelo Goulart: uma trajetória de sucesso e empreendedorismo em Araranguá

01/02/2024 - 08h12

Em uma emocionante entrevista concedida ao programa 95.5 Entrevista da Rádio Araranguá, o empresário Miguel Ângelo Goulart abriu as portas de sua vida e compartilhou os segredos de sua jornada de sucesso empresarial. Nascido em Içara no dia 22 de agosto de 1966, Miguel escolheu Araranguá como o palco para construir sua história pessoal e profissional.

“Cheguei na cidade no inicio dos anos 80. Na época, junto de meus amigos, recebi o convite para trabalhar no Alcidino, onde passei a trabalhar com óculos. Dentro da empresa fui me destacando a ponto de ir para Sombrio, ser gerente na unidade”.

O tempo passou e o sonho de empreender em Miguel pulsava cada vez mais. “Após isso, decido empreender e coloquei a loja Tay Tay Brinquedos. Nosso inicio no mundo dos negócios foi bastante difícil. Passamos muito trabalho. Ser empreendedor no Brasil não é facíl”.

Durante seu período antes de ingressar novamente a ótica, Miguel colecionou fracassos, que o motivaram a ser o grande empreendedor de sucesso de hoje. “Até chegar na ótica, quebrei muitas empresas que ia montando. Teve momentos muito difíceis que precisamos vender os móveis, comprar um carro usadinho e trabalhar na estica, correr de manhã para comer a tarde”.

Casado com Grasiela Coral Mondardo Goulart, Miguel é pai de três filhos: Malu, Luísa e Pedro, além de se orgulhar da sua netinha Sofia. Seus pais, Manoel João Goulart e Zoleima Casagrande Goulart, foram suas raízes e inspiração ao longo de sua trajetória.

O ponto de virada na vida de Miguel veio em 18 de novembro de 2005, quando fundou a Ótica Miguel, um marco que simboliza não apenas seu ingresso no mundo do empreendedorismo, mas também o apoio e incentivo de sua esposa, Grasiela. “Com as dificuldades que as empresas de brinquedos estavam na época, minha esposa deu a ideia de voltar a trabalhar com óculos, foi onde decidi abrir a Ótica Miguel”.  

“Todo início é muito difícil. A vida é para a gente o que fazemos. Me recordo que quando fui comprar óculos da Mormaii lá atrás, não queriam me vender. Até que encontrei um grande amigo, o Rozemar, que era diretor da loja, foi ele que resolveu esse embrolho para mim e liberou me venderem. O relacionamento é algo que precisa ser construído. Fui um dos maiores vendedores da marca na região”.

O tempo foi passando e a necessidade de expandir também. Com isso, o empresário decidiu inaugurar em 2009, uma nova loja, com mais de 130 metros quadrados. “Nessa época o investimento foi muito alto. Quase infartei, foi um grande passo. De lá para cá, passamos a trabalhar com marcas renomadas no mundo dos óculos. Com isso, mergulhamos no mercado de óculos de luxo. Hoje em dia trabalhamos com linhas como a da Prada”.

Miguel ressalta que sua especialidade sempre foi a lente do produto. “Minha especialidade é fazer lente. Sempre busquei fazer o cliente enxergar melhor. Fui me aprimorando nos estudos, para dar sempre o melhor do mercado aos nossos clientes. Nós empreendedores, precisamos estar sempre buscando inovação”.

Com uma carreira que se estende por 42 anos, Miguel é um técnico em óptica que encontrou em Araranguá não apenas um lugar para montar sua família, mas também para estabelecer sua marca como empreendedor de respeito na região. Sendo assim, o empresário aconselha quem for se aventurar no ramo do empreendedorismo.

“Faça o que você conhece e vá em frente. Dificuldades virão, munidas de empecilhos, mas persevere. Ouçam seus pais, são pessoas experientes, que podem te ajudar muito. Sempre escutei os mais velhos, e tenho certeza que isso me ajudou muito em minha jornada. A vida é um conjunto, sozinho não somos nada”.

A entrevista na Rádio Araranguá não apenas destacou as conquistas profissionais de Miguel Ângelo Goulart, mas também revelou a essência de um homem dedicado à sua família, sua cidade e seu negócio.